Leilão para trecho manuscrito de Charles Darwin começa em novembro
Após encontrarem um manuscrito de um trecho com a caligrafia de Charles Darwin, do seu famoso livro, 'A Origem das Espécies', publicado em 1859, que serviu como uma base para biologia evolutiva moderna, a casa de leilões Sotheby’s, irá leiloar de forma online o texto escrito pelo naturalista.
Os interessados poderão começar a realizar suas apostar a partir do dia 25 de novembro, segundo informações do site do evento. A estimativa da empresa é que o valor do manuscrito gire em torno de 530 mil a 700 mil libras esterlinas, cerca de R$ 3,1 milhões a R$ 4,1 milhões.
O The Guardian informou que o trecho manuscrito do livro é considerado a forma de autógrafo de Darwin mais expressivo já leiloado. Mesmo com diversas folhas e notas manuscritas encontradas do britânico que ajudou nos avanços sobre evolução nas ciências biológicas, os seus autógrafos são considerados extremamente valorizados.
De acordo com os organizadores do evento, o trecho manuscrito foi encontrado após pensarem que ele era uma folha de esboço da terceira edição da obra literária 'A Origem das Espécies'.
Entretanto, o texto foi produzido depois de quatro anos da divulgação da edição dessa obra, em virtude de um pedido do editor da revista Autographic Mirror, Hermann Kindt ao naturalista.
De acordo o site de notícias Galileu, Kindt havia pedido com que Darwinescrevesse uma amostra de sua caligrafia para reimprimi-la na revista. Sotheby’s define o caso como um "gesto raro de um homem com caligrafia notoriamente inescrutável”, que na maioria das vezes, abreviava o seu nome nas assinaturas.
O evento do leilão do manuscrito de Darwin se chama "Age of Wonder", busca valorizar cada vez mais as pessoas com representatividade na era moderna. Além do trecho encontrado, o evento também irá leiloar a primeira edição de 'A Origem das Espécies' do naturalista.
O texto revolucionário de Charles Darwin, A Origem das Espécies, conseguiu criar um Livro do Gênesis para a era moderna e seria difícil exagerar o impacto sísmico que teve não apenas na ciência e na cultura do século 19, mas também nos pensadores e gerações subsequentes”, disse Richard Austin, representante da Sotheby's, de acordo com o site britânico The Guardian.