Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tiktoker

Americana que viralizou após ler Machado de Assis participará de evento no Brasil

Tiktoker americana que viralizou ao elogiar clássicos da literatura brasileira participará de festival literário em São Paulo

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 08/08/2024, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A tiktoker Courtney Henning Novak com livro de Machado de Assis - Divulgação/TikTok
A tiktoker Courtney Henning Novak com livro de Machado de Assis - Divulgação/TikTok

Courtney Henning Novak, booktoker americana, virá ao Brasil para participar do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo, o Flimuj. Henning Novak ganhou notoriedade como uma embaixadora informal da literatura brasileira após seus elogios a Machado de Assis, que ajudaram a colocar “Memórias Póstumas de Brás Cubas” na lista de mais vendidos da Amazon. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

Courtney viralizou em maio ao descrever “Memórias Póstumas de Brás Cubas” como “o melhor livro já escrito”. Em junho, ao ler “Dom Casmurro”, ela defendeu a personagem Capitu, dizendo: “Brasil, Capitu traiu ou não? Sei que é um debate e que as pessoas se dividem. Esta é minha opinião inicial: Capitu não traiu”. Mais tarde, a pedido de um estudante brasileiro, ela gravou um vídeo argumentando que as evidências contra Capitu eram circunstanciais e de baixa qualidade.

Recentemente, a booktoker também comentou sobre “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, expressando sua surpresa: “Como vocês conseguem seguir a vida normalmente depois de ler Clarice?

O festival

De acordo com o portal O Globo, o Flimuj, que chega à sua terceira edição este ano, ocorrerá entre 18 e 21 de setembro. Com curadoria de Daniel Douek, o festival contará com a presença de autores como o cubano Leonardo Padura e a argentina Ariana Harwicz, autora de “Morra, amor”. O tema desta edição é “Como reparar o mundo?”.