Novo projeto do governo define que pessoas que moram em áreas de risco receberão um aviso na tela de seus celulares durante situações de perigo
O governo brasileiro irá lançar neste mês de fevereiro uma iniciativa de prevenção de desastres. A proposta é que, durante situações de perigo, as pessoas que moram na área de risco receberão um alerta em seus celulares.
Segundo repercutiu o portal O Globo, o aviso não será uma simples notificação: o aparelho irá ser bloqueado temporariamente, com apenas a mensagem aparecendo na tela, de forma a garantir que seu dono irá vê-la.
Passamos o ano de 2023 construindo o sistema de alerta via telefone. Mas não é WhatsApp, nem SMS. Ele trava a tela do celular. Se você estiver no YouTube, vendo um filme, a mensagem vai entrar para você. Tivemos que construir com todas as operadoras de telecomunicações. O sistema está pronto. O presidente Lula deve anunciar em fevereiro", explicou Waldez Goes (PDT), que atua como ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.
Essas mensagens de alerta incluirão informações como o tipo do desastre (alagamento, por exemplo) e o grau de risco enfrentado pelas pessoas da região.
No momento, vale mencionar, a maior parte das cidades do país não possui nenhum sistema para alertar os moradores durante esses momentos de perigo. Nas regiões Nordeste e Sudeste, em particular, existem muitas áreas sujeitas a riscos durante certos períodos do ano, e o recurso seria útil.