O artefato, que remonta à Idade do Bronze, estava em um incrível estado de preservação, o que surpreendeu os pesquisadores
Um detectorista de metais amador fez em 2022 a incrível descoberta de um fecho feito de ouro. Datado de 3 mil anos atrás — remontando, portanto, ao fim da Idade do Bronze — o artefato era usado para prender roupas.
A relíquia histórica, que foi encontrada no condado de Staffordshire, surpreendeu os pesquisadores do Museu Britânico com seu excelente estado de conservação. Ela foi descrita por eles como "lindamente preservada" em um comunicado recente ao público.
Jonathan Needham, o líder pela equipe amadora responsável pelo achado, relatou à BBC como foi receber a avaliação dos especialistas a respeito do fecho:
Imediatamente as pessoas disseram que era ouro de 3 mil anos e naquele momento pudemos comemorar (...) Estávamos nas nuvens com o que havíamos encontrado", narrou ele.
De acordo com o portal Live Science, o artefato era usado para prender vestidos, saias ou mantos. Além disso, ele provavelmente pertenceu a "alguém importante", uma vez que é de ouro.
Outro detalhe de relevância é que o Museu Britânico considerou a descoberta do fecho como uma das mais importantes a ter ocorrido no Reino Unido no ano de 2022. Somando as descobertas feitas na Inglaterra e no País de Gales, outros 7 artefatos desse tipo já foram encontrados, contudo aquele tirado do solo pela equipe de Needham é o mais preservado de todos.