Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Titanic

Titanic: O que aconteceu com a mulher da vida real que inspirou Rose?

'Titanic', de James Cameron, é um clássico romance baseado no verdadeiro naufrágio do RMS Titanic; confira inspiração real para personagem do filme!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 13/07/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A personagem Rose (à esqu.) e Beatrice Wood, (à dir.) - Reprodução/20th Century Fox e arquivo pessoal
A personagem Rose (à esqu.) e Beatrice Wood, (à dir.) - Reprodução/20th Century Fox e arquivo pessoal

No fim da década de 1990 o mundo presenciou o lançamento de um dos maiores clássicos do cinema: 'Titanic'. Lançado em 1997, o filme foi dirigido por James Cameron.

Além de se inspirar em uma história real, o naufrágio do navio RMS Titanic, que afundou na madrugada entre 14 e 15 de abril de 1912, o nível da produção foi um grande marco para a indústria do cinema, alcançando assim um recorde de bilheteria que permaneceu imbatível por 12 anos e conquistou um total de 11 prêmios do Oscar.

Nesta emblemática e trágica história de amor, acompanhamos Jack Dawson (interpretado por Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), "um artista pobre e uma jovem rica que se conhecem e se apaixonam na fatídica viagem inaugural do Titanic em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor".

Na época, dizia-se que o RMS Titanic era um "navio inafundável", mas os fatos, com a morte de 1.517 pessoas — de um total de 2.224 a bordo —, provaram o contrário.

Sendo James Cameron um cineasta considerado perfeccionista, ele considerou importante, durante a criação de seu filme e seus personagens, basear-se verdadeiramente em figuras que estavam a bordo do navio, sobreviventes ou vítimas, na estrutura do Titanic e, claro, nos eventos.

Porém, a trama entre Jack e Rose, desde o princípio, sempre foi ficcional, além de os personagens terem sido criados exclusivamente para protagonizar essa história. Ainda assim, uma coisa que poucos sabem é que Cameron se inspirou em alguém para a construção de Rose. Entenda!

+ Titanic: Afinal, existe uma inspiração real por trás do personagem Jack Dawson?

"Verdadeira" Rose

Segundo o Screen Rant, enquanto Cameron escrevia o roteiro de 'Titanic', recebeu de presente a biografia da ceramista americana Beatrice Wood. Curiosamente, enquanto o lia, notou semelhanças entre a Rose que criava e a Beatrice da vida real. 

Beatrice Wood foi uma artista que nasceu em 3 de março de 1893, parte de uma família privilegiada dos Estados Unidos. Quando jovem adulta, ela rejeitou sua família, deixou sua casa e, buscando um estilo de vida mais independente, abraçou de vez sua paixão pela arte.

Já a arte de Wood era voltada ao abstrato, uma vanguarda que incorporava não só na cerâmica, o que já é diferente por si só, como também na atuação. Ou seja, mesmo tendo crescido a mercê de uma educação conservadora, ela foi marcada por um espírito rebelde e progressista.

Essa rebeldia e progressismo, por sua vez, podem ser notados também na personagem Rose. Embora ela não fosse exatamente uma artista, mas sim uma pessoa apaixonada por arte, ela também era de uma família rica e tradicional, mas seguia em contramão por ver aqueles de posição social mais baixa como iguais. 

+ Titanic: A história por trás do fascinante retrato de Rose

Cena de 'Titanic' / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

Diferenças

Apesar de tudo, como já mencionado, Rose é uma personagem criada especialmente para o filme, então mesmo que sua personalidade tenha sido inspirada em Beatrice Wood, elas não compartilham muito mais entre si. E uma diferença óbvia e bastante notável é que Wood nunca esteve no RMS Titanic. Na época do naufrágio, a artista tinha 19 anos, então ao menos seria uma boa referência por ser "contemporânea" a Rose.

Além disso, um aspecto importante da vida de Beatrice Wood é que ela viajou para o exterior, na Europa, e por toda a América do Norte, sendo uma artista que aprendeu e se aperfeiçoou sozinha em pintura, atuação, cerâmica e escrita de romances. Rose, por sua vez, parece mais alguém especialmente interessada em arte, do que comprometida a criar.

Já o trágico amor entre Jack e Rose não foi inspirado em numa história de Wood, de maneira que nenhum dos homens que amou em sua vida se alinhasse exatamente ao de DiCaprio.

Na prática, o desejo de se libertar e viver uma vida de aventureira da arte e da cultura é o que une as duas figuras, sendo elas mais relacionadas apenas no que se refere à natureza destemida e livre.

Beatrice Wood morreu aos 105 anos, em 12 de março de 1998, pouco tempo após o lançamento do filme. Por isso, Cameron decidiu entregar pessoalmente uma cópia de seu trabalho, como uma forma de agradecer pela inspiradora biografia, vida e personalidade.

No entanto, mesmo nessa época, Wood nunca se interessou especialmente em falar sobre sua "participação". E mais: apesar do presente de Cameron, ela afirmou ao First Post que não chegou a assistir ao filme.

"Perto do fim de sua vida, Beatrice inspirou a personagem "Rose" no filme Titanic, de James Cameron. Ela foi convidada para assistir à estreia, mas estava doente demais para fazê-lo. Em vez disso, James Cameron e Gloria Stuart (que interpretou a personagem parecida com Beatrice no filme) jantaram com Beatrice e presentearam-na com um vídeo do filme. Beatrice recusou-se a assistir, porque acreditava que seria triste e que era tarde demais para ficar triste. Ela faleceu vários dias depois", explicou o site da artista.

Beatrice Wood em 1912 e na década de 1990 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Getty Images

"Beatrice foi a prova de que os atributos da personagem Rose que eu achava que poderiam ter sido percebidos como rebuscados não eram", escreveu James Cameron no roteiro ilustrado do filme, 'Titanic: James Cameron's Illustrated Screenplay'.