O professor Vitor Soares explica detalhes da motivação da construção da Muralha da China
Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 19/01/2023, às 19h14 - Atualizado em 18/04/2023, às 17h50
Um dos maiores fenômenos arquitetônicos da História é a Grande Muralha da China, construída entre os séculos 3 a.C. e 17 d.C. Mas a motivação da realização de tal local, hoje considerado turístico, tem um teor histórico e marcas de grandes conflitos.
O professor e historiador Vitor Soares explica que a Muralha da China possui mais de 2.300 quilômetros de extensão e mais de 7 metros de altura. Soares diz que o correto é se referir às muralhas no plural, já que existem muitas delas espalhadas.
Começaram a ser construídas no ano 220 a.C., pelas ordens do imperador Qin Shihuang. A principal preocupação do imperador, naquela época, eram as invasões constantes do império Mongol, tendo Gengis Khan como seu maior líder.
A motivação da construção dessas muralhas em boa parte do país era, principalmente, a proteção contra os inimigos mongóis, que invadiam esporadicamente o país para tentar conquistar terra. A construção das muralhas, no entanto, só terminou oficialmente por volta do século 16.
Recentemente, mais de 130 portas ocultas foram encontradas na estrutura da Muralha da China, que funcionavam como passagens secretas para os militares, além de auxiliar os trabalhos dos agricultores da época, por representar maior segurança.
O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 37 mil seguidores.
Confira o vídeo completo do professor Vitor Soares explicando detalhes da construção da Grande Muralha da China:
@profvitorsoares Por que as Muralhas da China existem? 🇨🇳🏰 #MuralhadaChina#Mongois#Historia#História#Curiosidades♬ She Share Story (for Vlog) - 山口夕依