Saiba mais sobre a trágica história por trás da obra que inspirou o famoso filme da Netflix
Baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, o filme ‘Nada de Novo no Front’, lançado pela Netflix, vem fazendo sucesso desde a sua estreia na plataforma de streaming. Contudo, o que algumas pessoas não sabem, é que a história por trás da obra é real, sendo regada de tragédia e polêmica.
A trama conta a saga de um soldado alemão, que para servir na Primeira Guerra Mundial, mente a sua verdadeira idade. O livro de Erich Maria Remarque foi lançado originalmente em 1929 e um ano depois foi adaptado para os cinemas, vencendo o Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção.
No entanto, a estreia da produção foi marcada de polêmicas e gerou até mesmo repulsa do político alemão Joseph Goebbels. Na ocasião, o local onde o filme estava sendo exibido foi atacado com bombas e ratos.
Para piorar a situação, os projetores foram desligados e diante da escuridão, os camisas-parda agrediram o público que eles acreditavam ser judeus. De acordo com a biografia ‘The Last Romantic’, de Hilton Tims, o autor Erich Maria Remarque teria sido procurado, ainda, por um emissário nazista, com o intuito de coagi-lo.
Para saber mais sobre a história real que inspirou o mais novo filme da Netflix, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, também idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.
Clique aqui e fique por dentro de episódios inéditos toda semana!
View this post on Instagram
A importância dos irmãos Rebouças é inestimável, uma vez que foram responsáveis por importantes obras de infraestrutura no Brasil ao longo do século 19. Contudo, a história deles só fica cada vez mais emocionante.