Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Truman Capote

Veja o inusitado destino das cinzas de Truman Capote

Eternizado nos livros de História como um dos maiores escritores que já existiu, as cinzas de Truman Capote tiveram um destino curioso

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 10/09/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Truman Capote (à esqu.) e a urna com as cinzas (à dir.) - Getty Images e Julien’s Auctions
Truman Capote (à esqu.) e a urna com as cinzas (à dir.) - Getty Images e Julien’s Auctions

Nascido no ano de 1924, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, Truman Capote se tornou um dos mais famosos escritores do mundo. Romancista, ele também foi roteirista, dramaturgo e ator.

Sua carreira se iniciou em 1940 quando trabalhou como colunista social da revista The New Yorker. Já em 1948, ele publicou seu primeiro livro, "Other Voices, Other Rooms", que retrata um menino que procura pelo pai.

Talentoso e criativo, ele foi o responsável por clássicos da literatura, como "A Sangue Frio" (1965), "Bonequinha de luxo" (1958) e "Súplicas Atendidas" (1986). A primeira obra foi fundamental para a carreira de Capote, que moldou o jornalismo literário e se tornou um fenômeno de vendas. Já o segundo livro virou símbolo da cultura pop através do filme de mesmo nome protagonizado por Andrey Hepburn.

Figura notável, Truman esteve inserido na alta sociedade, levando uma vida marcada por excessos. Ele sempre participava de festas repletas de álcool e realizou diferentes viagens ao redor do mundo com o escritor Jack Dunphy.

O escritor Truman Capote - Getty Images

Foi em 25 de agosto de 1984, aos 59 anos, que o escritor faleceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, após complicações causadas pelo câncer no fígado. Ele, provavelmente, não imaginaria que suas cinzas teriam um destino inusitado mais de 30 anos após sua partida.

As cinzas

Em 2016, um admirador de Capote entrou para as manchetes ao adquirir uma pequena urna de madeira que preserva os restos mortais do escritor. Ao desembolsar impressionantes $45 mil (R$ 150 mil em 2016) em leilão, o comprador adquiriu as cinzas de seu ídolo.

Pequena caixa com as cinzas de Capote - Julien’s Auctions

"Tivemos apostadores da Rússia, Alemanha, China, América do Sul e dos Estados Unidos", disse na época Darren Julien, então presidente da companhia responsável pelo leilão da Julien's Auctions. "Previ que a urna seria vendida por $ 10 mil, mas nunca pensei que chegaria a $ 45 mil".

A urna em questão fazia parte do patrimônio de Joanne Carson, esposa do apresentador Johnny Carson. Ela costumava receber o escritor em sua cansão localizada em Bel-Air. Quando faleceu, seus herdeiros optaram por leiloar as cinzas do escritor por trás de "Bonequinha de Luxo". 

"Com algumas celebridades, isso não seria de bom-tom, mas eu tenho 100% de certeza que ele amaria isso", afirmou Julien ao jornal britânico The Guardian. "Ele amava ler seu nome no jornal, em qualquer circunstância. Ele adoraria saber que ainda faz notícia hoje em dia. Isso é muito condizente com quem Capote era e o que ele fazia".

A identidade do comprador não foi revelada, assim como o destino que escolheu para os restos mortais de Capote.