Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Gladiador

Gladiador: Relembre 5 coisas que o filme errou historicamente

Um dos maiores épicos ambientados no Império Romano do cinema, 'Gladiador' se tornou um clássico, mesmo sem ser tão preciso historicamente; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 23/10/2024, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Russell Crowe em 'Gladiador' (2000) - Reprodução/Universal Pictures
Russell Crowe em 'Gladiador' (2000) - Reprodução/Universal Pictures

No próximo mês, chega aos cinemas o filme 'Gladiador 2', um novo épico histórico ambientado no Império Romano e dirigido por Ridley Scott, que dá continuidade ao já clássico lançado em 2000, com Russell Crowe

A expectativa pelo filme não é à toa: na premiação do Oscar 2001, 'Gladiador' recebeu 12 indicações ao prêmio, vencendo em cinco delas, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Russell Crowe

Porém, por mais que muitos elogios possam ser feitos à obra, fato é que a autenticidade histórica não é um desses aspectos positivos.

Enquanto alguns historiadores afirmam que o filme acertou ao reproduzir aspectos do Império, também é repleto de imprecisões. Confira a seguir 5 erros históricos em 'Gladiador' (2000):

1. Catapultas e balistas

Cena de 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Ainda no início do filme, uma cena nos mostra armas que os romanos não usariam da forma como o longa-metragem retratou.

Em uma cena na batalha de abertura na Germânia, é possível ver os romanos utilizando catapultas e balistas numa floresta. E mesmo que esses equipamentos de batalha realmente existissem, eles não foram utilizados em conflitos do tipo, visto que armas de projéteis deste tamanho eram extremamente difíceis de se manejar em batalhas abertas, ainda mais no meio de tantas árvores.


2. Marco Aurélio

Marco Aurélio (Richard Harris) em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Já o imperador retratado como governante no início do filme, Marco Aurélio, também apresenta imprecisões. Por exemplo, em certo momento da trama é dito que ele proibiu as lutas de gladiadores, quando, na verdade, o governante decretou que as lutas deveriam continuar para distrair as massas em meio à má economia romana, no clássico estilo "pão e circo".

Além disso, o filme também sugere que Marco Aurélio queria restaurar a República Romana, livrando-se assim do cargo de imperador, no entanto, não há qualquer evidência de que o imperador ou mesmo o Senado tivessem esse desejo, explica o History Hit.


3. Maximus

Personagem Maximus, interpretado por Russell Crowe, em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Já o grande herói da história, Maximus, não possui uma inspiração histórica real, como Marco Aurélio. Porém, é possível dizer que, ao menos em essência, ele lembra à figura de Espártaco, o escravo trácio que se tornou gladiador e liderou uma rebelião contra os romanos.

Ainda assim, vários aspectos de diferentes figuras históricas ajudam a compôr Maximus. Por exemplo, homens como Taruttienus Paternus, comandante das forças romanas durante a grande batalha contra as tribos germânicas em 179 d.C.; Narciso, o lutador que assassinou Commodus (personagem de Joaquin Phoenix no filme); e Tibério Cláudio Pompeiano, originado da Síria e que se tornou o general favorito de Marco Aurélio, e se casou com sua filha, Lucila.


4. Commodus

Joaquin Phoenix em 'Gladiador' / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Grande "vilão" em 'Gladiador', Commodus tinha apenas 18 anos quando seu pai morreu e tornou-se imperador. Ele é descrito historicamente como um homem alto, musculoso e loiro, além de ter treinado combate de gladiadores e ostentar, segundo seus próprios escritos, 620 vitórias.

Os escritos históricos sobre o verdadeiro Commodus mostram-no como ainda mais sádico que no filme. Ele era sempre lembrado por sua beleza, mas era supostamente tão bonito quanto cruel, e passava seu tempo livre massacrando guerreiros em treinos de luta — que muitas vezes eram veteranos amputados das guerras romanas —, além de animais exóticos.


5. Morte de Commodus

Cena da morte de Commodus em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Em 'Gladiador', temos em uma das cenas finais do filme a aguardada batalha entre Maximus e Commodus, que culmina na morte do imperador nas mãos do guerreiro. Porém, as circunstâncias da morte do imperador também foram diferentes.

De acordo com o History Hit, Commodus foi vítima de assassinato em meio a uma conspiração política. Primeiro, sua amante tentou envenená-lo, o que não foi muito eficaz; então, conspiradores enviaram Narciso, parceiro de luta de Commodus, para estrangulá-lo em seu banho.

Leia também: Gladiador 2: 5 coisas que você precisa saber antes de assistir ao filme