Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ferrari

Ferrari: Fundador da marca deixou instruções para o próprio funeral

Retrato em filme disponível no streaming, Enzo Ferrari, um dos homens mais poderosos da História, deixou instruções para o próprio funeral

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 24/06/2024, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Enzo Ferrari: Realidade e ficção - Domínio Público e Divulgação
Enzo Ferrari: Realidade e ficção - Domínio Público e Divulgação

Adicionado recentemente ao catálogo da plataforma de streaming Prime Video, o filme "Ferrari" retrata um período turbulento da vida do criador da marca de carros de luxo, Enzo. 

Enquanto enfrenta dificuldades financeiras com a empresa, o ex-piloto também encara uma crise no casamento, marcado pela morte do filho, Dino, e uma amante que luta por reconhecimento.

"O ex-piloto Enzo Ferrari (Adam Driver) está em crise. A falência ameaça a fábrica, enquanto ele e a sua esposa, Laura, lamentam a morte do filho, Dino. Enzo também luta para reconhecer seu filho com Lina, e a paixão de seus pilotos pela vitória os leva à Mile Miglia", destaca a sinopse do filme.

Conhecido como 'Comendador', Enzo fundou a companhia nos anos 1930, antes mesmo da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Depois, se tornou destaque ao levar as equipes para corridas. 

Embora retrate o trágico resultado da Mile Miglia, corrida na qual a marca apostou tudo para se recuperar, o filme não mostra o que aconteceu com Enzo até seus dias finais.

Diretrizes

Em 14 de agosto de 1988, às 7h, Enzo Anselmo Ferrari faleceu aos 90 anos, após um quadro de insuficiência renal. Com uma personalidade única, ele deixou instruções claras para a cerimônia fúnebre e como deveria ser anunciado seu óbito, informa o site da companhia.

Cena do filme 'Ferrari' - Divulgação

Ele determinou que não deveria haver uma cerimônia pública. Além disso, não queria que autoridades fossem convidadas para a despedida. 

(...) Simplesmente um 'evento familiar' aberto 'às pessoas da folha de pagamento", como ordenou Ferrari", explica o site da marca.

Curiosamente, ele também estabeleceu que sua morte só deveria ser comunicada no dia seguinte, após o relógio marcar 8h, próximo do momento em que seria feito seu funeral.

Agradecimento

Os familiares de Enzo também tiveram um momento íntimo com os funcionários: "A família sentou-se para comer nas linhas de produção com cerca de 1.700 pessoas, com uma enorme cozinha do lado de fora". 

Conforme a Ferrari, os funcionários também foram agraciados com um colecionável do F40, último veículo assinado pelo 'Comendador' e uma medalha comemorativa confeccionada em prata.