Com a finalidade de chamar atenção para a conservação da espécie, a data foi escolhida pela organização WWF
No dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Rinoceronte. A data foi criada em 2010 pela organização WWF da África do Sul com o objetivo de chamar a atenção para a conservação da espécie.
Para celebrar a data, os canais Nat Geo prepararam uma programação especial. National Geographic, a partir das 18, exibe Akashinga: Guerreiras da África e na sequência Rinocerontes em Risco: Comércio de Chifres. Já na Nat Geo Wild, a partir das 20h30 o canal conta com Segredos do Zoológico: Rinocerontes e três episódios de Orfanato de Rinocerontes.
Para promover a data e a programação dos canais, a Nat Geo listou abaixo 7 curiosidades sobre os rinocerontes. Confira.
1. Agilidade
Os rinocerontes podem chegar a uma velocidade de até 50 km/h.
2. O segredo dos chifres
Os chifres deles não são feitos de osso, mas de queratina, que é o principal ingrediente dos nossos cabelos e unhas. Seus chifres são estruturalmente semelhantes a cascos de cavalo e bicos de tartaruga.
3. O tempo de vida
Rinocerontes vivem entre 35 a 40 anos em média.
4. Propriedades curativas
Infelizmente, os chifres de rinoceronte são altamente cobiçados e podem ser mais valorizados do que o ouro em algumas partes do mundo. A medicina tradicional chinesa acredita que esses chifres carregam propriedades curativas e também são usados como afrodisíaco.
5. Pele grossa e resistente
A pele de rinoceronte é incrivelmente grossa e resistente, mas curiosamente é sensível a queimaduras solares e picadas de insetos. Por isso, esses animais se afundam na lama para proteger sua pele.
6. Comércio ilegal
Os chifres dos rinocerontes continuam a crescer ao longo de toda a sua vida. Se um chifre for removido, ele lentamente voltará a crescer novamente. O comércio ilegal está em expansão. A demanda vem principalmente do Vietnã, onde se acredita que eles têm propriedades medicinais.
7. O tempo todo comendo
Os rinocerontes precisam de tanta comida que basicamente passam o tempo todo comendo, parando apenas para dormir durante a parte mais quente do dia.
8. O grande lar
A África do Sul é lar de aproximadamente 70% dos rinocerontes do mundo.
9. Extinção
Em 2013, outra subespécie de rinoceronte, o rinoceronte-negro do oeste, foi declarado extinta. O rinoceronte-negro do leste, cuja população é de cerca de mil indivíduos, pode ser a próxima espécie a enfrentar a extinção.
10. Raridade
O Rinoceronte-de-sumatra era encontrado em todo o sudeste asiático, especialmente em densas florestas montanhosas. Hoje é um dos rinocerontes mais raros do mundo