Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Copan

Copan: confira curiosidades sobre o icônico prédio de São Paulo

Edifício da República, no centro da capital paulistana, sofreu um incêndio na tarde desta quinta, 3; confira quatro curiosidades sobre o local

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/10/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do edifício Copan - Getty Images
Registro do edifício Copan - Getty Images

O Copan, edifício emblemático localizado no centro de São Paulo, atingido por um incêndio na tarde desta quinta, 3. O fogo começou em um dos apartamentos e logo se espalhou para o 18º e o 22° andar do prédio. Até o momento, não há informação sobre vítimas. 

Com as atenções voltadas a esse marco paulistano, nossa redação separou 4 curiosidades sobre o Copan que você talvez não conheça. Confira!

1. Tamanho

O Copan é um dos maiores edifícios da cidade de São Paulo, tanto em tamanho quanto em capacidade. O complexo residencial possui 1.160 apartamentos distribuídos em uma área de 120 mil metros quadrados. Seus 32 andares se distribuem ao longo de 115 metros de altura.


2. Arquitetura

O projeto do Copan, repleto de contornos sinuosos, é inspirado no Rockfeller Center e foi desenvolvido pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer. Ele foi pensado como um presente à capital paulistana, em comemoração ao seu 4° centenário. Entretanto, a obra só se iniciou em 1957, e o Copan viria a ser inaugurado quase 10 anos depois, em 1966.

Fachada do Copan - Getty Images

3. Centro comercial

O Copan conta com diversas lojas, restaurantes e cafeterias no piso térreo. Entre os empreendimentos do local, é possível visitar uma das únicas videolocadoras ainda em atividade em São Paulo.


4. Patrimônio de São Paulo

Desde 2012, o Copan é tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio da Cidade de São Paulo) como patrimônio histórico e cultural da capital paulista.