Em entrevista, mulher que disse ser a inspiração real para a personagem Martha, de Bebê Rena, revelou a sua versão dos fatos
Publicado em 20/05/2024, às 14h06 - Atualizado em 22/05/2024, às 07h09
A Netflix surpreendeu o público com a estreia de 'Bebê Rena'. Baseada em uma insólita e bizarra história real, a série narra a saga de um comediante, que vive uma versão ficcional de si, perseguido por uma stalker.
Segundo Richard Gadd, a stalker enviou 41.071 e-mails, 350 horas de mensagens de voz, 744 publicações no Twitter, 46 mensagens no Facebook e até mesmo 106 páginas de cartas.
Embora as pessoas reais que inspiraram a série tenham sido protegidas por Gadd, uma mulher chamou atenção da mídia recentemente ao alegar ser a inspiração por trás da personagem Martha, que persegue o protagonista.
Durante sua participação no "Piers Morgan Uncensored", uma mulher chamada Fiona Harvey negou muitos dos eventos retratados na série. Abaixo, você confere os principais. Os próximos parágrafos apresentam spoilers de "Bebê Rena".
Logo no primeiro episódio, o público descobre como a personagem Martha conheceu o comediante. Ela entra no pub no qual Donny trabalha e, sem dinheiro, recebe uma bebida como cortesia. Foi suficiente para começar a obsessão.
Fiona, entretanto, negou essa versão da história. Ela disse que, na realidade, estava num encontro e foi interrompida pelo comediante. Ao perceber que a mulher também é da Escócia, desenvolveu uma conversa.
Na série, Martha aumenta, cada vez mais, o número de mensagens enviadas ao protagonista. Ela envia e-mails, cartas, tenta contato nas redes sociais e até mesmo mensagens de voz.
Mas, Harvey disse que não foi bem assim na vida real. Na entrevista, afirma que enviou menos de 10 e-mails e uma única correspondência para o protagonista. Fiona também alegou que enviou aproximadamente 18 tweets para Richard.
Um dos momentos mais tensos da série ocorre quando Martha se revolta ao ver Donny em um encontro com a personagem Teri. Enfurecida, ela ataca a jovem fisicamente e verbalmente.
Fiona, contudo, disse que nunca soube que Gadd estava num relacionamento naquele momento. "Não, não acho que ele tivesse namorada. Mas não, nunca fui à casa dele nem ataquei nenhuma namorada ou algo assim", explicou ela.
O apelido que Martha dá a Donny, ou seja, Bebê Rena, só é explicado no episódio final. Ela diz que, quando criança, tinha uma rena de pelúcia que a auxiliava a encarar momentos difíceis. Assim, associou o personagem ao brinquedo.
Fiona também negou essa versão da história. Na realidade, ela disse que passou a chamá-lo dessa maneira, pois, na época do Natal, o comediante teria raspado a cabeça e se tornou semelhante ao animal. Na época, as lojas vendiam os brinquedos temáticos.
Outro momento marcante da série se dá com a condenação de Martha. Após os longos meses de perseguição, ela admite os crimes e encara nove meses. Entretanto, Fioana garantiu que nunca foi presa ou condenada.
Conforme ela, "é completamente falso e muito prejudicial para a carreira. Eu quero refutar isso. Eu não sou uma perseguidora. É um absurdo completo", disse Harvey.