Livros contam a realidade atual do continente africano
Sob o Olhar do Leão, de Maaza Mengiste, lançado pela Editora Record, apesar de ser um romance, ilustra com propriedade a história recente da Etiópia, que mergulhou em um caos após o golpe de estado contra o imperador Hailé Selassié. A história conta a viagem de uma família que foge da guerra civil nos anos 1970 e encarna a miséria e sofrimento de um dos países mais pobres do mundo.
Já Candongueiro - Viver e viajar pela África, também da Editora Record, é um relato de viagem pessoal do jornalista João Fellet. Quando foi trabalhar em Angola, Fellet viajou pela continente, da África do Sul ao Egito. No livro, um diário de bordo, conta suas experiências, tanto apuros quanto momentos sublimes. O nome candongueiro se refere a pequenas vans que são o meio de transporte mais conhecidos e usados pela população.
Outro livro, dessa vez uma história em quadrinho, conta um pouco da realidade da Costa do Marfim. De Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, Aya de Yopougon (Editora LP&M) narra a história de três meninas adolescentes que vivem no país em 1978, bem antes da guerra civil que começou em 2002 e até hoje degrada a região. É uma boa maneira de contrastar momentos históricos.