p>
OCASIÃO PERDIDAO ex-diretor da CIA Allen Dulles (1893-1969) costumava contar que, em 1917, participava de uma missão americana em Berna, na Suíça, quando recebeu um telefonema de um expatriado russo pedindo para vê-lo. Dulles se negou a encontrá-lo porque tinha combinado de sair com uma garota. Dias depois, o russo foi para São Petesburgo, a fim de liderar a Revolução Soviética. Seu nome? Vladimir Lênin (1854-1924).
INSTINTO ANIMALA superioridade dos espiões soviéticos é lendária. Os americanos que tentavam se infiltrar em território inimigo esbarravam em artimanhas curiosas. Uma das estratégias usadas pela KGB era usar hormônios de cadelas no cio. O produto era borrifado em locais onde os americanos pisavam, como tapetes de escritórios. Depois, cães machos eram lançados para perseguir o adversário pelas ruas.
SOBRENOME OPORTUNOQuando 66 americanos foram raptados no Irã, em 1980, seis escaparam. No aeroporto de Teerã, um deles, disfarçado de alemão, deixou o policial desconfiado. "Seu passaporte tem a letra H, mas documentos alemães sempre trazem o nome do meio por extenso". O americano respondeu: "Tenho vergonha do meu sobrenome: Hitler". Com isso, foi liberado.