Muitos dos mais famosos assassinos dos filmes de terror são inspirados em pessoas que marcaram o mundo na vida real; confira!
Éric Moreira Publicado em 10/11/2024, às 20h00
Não há dúvidas de que um dos gêneros cinematográficos com mais fãs que existe é o terror. Ao longo da história, surgiram subgêneros que passam espíritos malignos, possessão demoníaca, alienígenas, criaturas lendárias, vampiros, lobisomens, zumbis ou slashers — com assassinos humanos que perseguem suas vítimas.
Especialmente no caso dos slashers, que não contam com poderes sobrenaturais e, na verdade, são bem plausíveis no mundo real, vemos muitos casos de vilões que se inspiram em assassinos da vida real. Confira a seguir 5 grandes vilões do terror inspirados em pessoas reais:
+ Veja 5 filmes de terror inspirados em histórias reais
'O Massacre da Serra Elétrica' (1974), dirigido por Tobe Hooper, foi um filme que contou com um baixíssimo orçamento em sua produção, mas serviu como pontapé para uma das franquias do terror mais famosas de todos os tempos, além de nos apresentar a um dos vilões mais emblemáticos: Leatherface. E o apelido, que pode ser traduzido para "rosto de couro", não é à toa, visto que ele usa uma assombrosa máscara com a pele de suas vítimas.
Por mais que seja completamente inabalável no filme, resistindo a vários ferimentos e perseguindo incansavelmente suas vítimas, ele é inspirado em um serial killer da vida real que também tinha fantasias de pele humana, além de ser um canibal ladrão de túmulos: Ed Gein.
Embora não seja o mais prolífico assassino em série que conhecemos, tendo feito apenas duas vítimas, ele certamente é o que mais influenciou assassinos do cinema, como Norman Bates em 'Psicose', como também assassinos reais, como Jeffrey Dahmer.
Por mais que Hannibal Lecter seja o personagem mais icônico de 'O Silêncio dos Inocentes' (1991), muitos esquecem que o enredo deste clássico do terror tinha como objetivo principal a captura do serial killer Jame Gumb, também conhecido como Buffalo Bill.
E como o vilão às vezes é esquecido, muitos não sabem, mas ele foi inspirado no assassino Ted Bundy, que sequestrou, torturou e matou mais de 30 mulheres na década de 1970.
Assim como Bundy, conforme repercute a CBR, Gumb abordava mulheres fingindo estar ferido, e em seguida as sequestrava. Porém, Bundy não foi a única inspiração: o personagem também é influenciado por Gary M. Heidnik, que torturava mulheres que mantinha em cativeiro em um poço, e Gary Ridgway, o "Green River Killer", que inseria objetos estranhos nos corpos de suas vítimas, sempre mulheres, e as jogava no rio.
A franquia 'Pânico' possui um detalhe bastante próprio, que todos os filmes têm uma persona como grande vilão, Ghostface. Provavelmente o mais "pé no chão" dos mais famosos vilões do terror, ele foi inspirado no assassino Danny Rolling, que ficou conhecido como "Estripador de Gainsville" após assassinar oito estudantes da Universidade da Flórida no início da década de 1990.
Em seu julgamento, Rolling confessou que frequentemente perseguia e estudava suas vítimas pacientemente, antes de atacá-las, e ainda alegou que não compreendia a diferença entre filmes e a realidade. Esse último aspecto, em especial, é um aspecto central no vilão criado pelo roteirista Kevin Williamson.
"Mickey Knox e Mallory Wilson não são um casal típico: após matarem o pai abusivo dela, eles embarcam em uma viagem sangrenta que faz mais de 50 vítimas. O casal costuma deixar, entretanto, uma pessoa viva, para que ela possa contar todos os detalhes do massacre".
Essa é a premissa inicial do filme 'Assassinos por Natureza' (1994), mas não se distancia muito da história de Charles Starkweather e Caril Ann Fugate.
Em 1957, Starkweather matou a família de Fugate, sua namorada, e juntos partiram em uma série de assassinatos entre estados, reivindicando um total de 10 vítimas. Essa matança não teve nenhuma outra motivação além da emoção que o casal queria viver, sendo este o sentimento que Quentin Tarantino, como roteirista do filme, quis transmitir com a história.
Uma das maiores franquias do terror, 'Sexta-feira 13' conta com 10 filmes, e nos apresentou o grande e imparável vilão com máscara de hóquei, Jason Voorhees. Sean S. Cunningham, criador do primeiro filme, lançado em 1980, jura que seu assassino não foi inspirado em nenhum evento ou assassino real, mas um crime registrado na Finlândia se parece tanto com o que escreveu, que se torna difícil de acreditar no que Cunningham afirma.
Em 1960, quatro adolescentes que acampavam no Lago Bodom foram assassinados durante a noite, e somente restou um sobrevivente — o que inclusive alimenta o grande tropo do slasher do "único sobrevivente".
E o assassino parece tão assustador quanto Jason: o sobrevivente o descreveu como um verdadeiro monstro, envolto em preto e com olhos vermelhos brilhantes; e ele nunca foi pego.
Gladiador 2: Confira 5 curiosidades sobre o Coliseu romano
The Office: Relembre 5 episódios que não envelheceram tão bem
1968: O ano que mudou a história do Brasil
Gladiador 2: Tubarões eram levados para o Coliseu? Historiadora responde
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
Por que os combates de gladiadores chegaram ao fim na Roma Antiga?