Lyle e Erik Menendez, respectivamente - Getty Images
Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Por que Lyle e Erik foram separados na prisão?

No começo da década de 1990, os irmãos Lyle e Erik Menendez foram condenados à prisão perpétua por assassinarem Jose e Kitty, seus pais

Éric Moreira Publicado em 20/09/2024, às 11h00

Nesta semana, chegou à Netflix a nova temporada da antologia 'Monstros', assinada por Ryan Murphy. Iniciada em 2022 com uma temporada em torno dos crimes cometidos pelo serial killer americano Jeffrey Dahmer, na nova temporada a obra nos apresenta os desenrolares em torno do caso da morte de Jose e Kitty Menendez, assassinados pelos próprios filhos, Lyle e Erik.

Era noite de 20 de agosto de 1989, quando Lyle Menendez, então com 21 anos, ligou para a emergência e disse às autoridades aos prantos que havia acabado de voltar do cinema com o irmão, Erik, de 18 anos, quando chegou na mansão de sua família em Beverly Hills, na Califórnia, e se deparou com o pai e a mãe brutalmente mortos. O que as investigações revelaram posteriormente, no entanto, é ainda mais chocante.

Com a eventual confirmação de que Lyle e Erik eram os autores do crime, o júri avaliou rapidamente o caso como motivado por interesse na fortuna da família. Assim, os irmãos Menendez foram condenados à prisão perpétua sem direito à liberdade condicional, e seguem cumprindo sentença até hoje, estando com 56 e 53 anos, respectivamente.

No entanto, as circunstâncias em que foram presos foram um pouco diferentes e, na época, os dois nem mesmo se viram ou foram mantidos juntos. E assim permaneceu por mais de duas décadas. Entenda!

+ Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik

Prisão

Nos meses que se seguiram ao assassinato de Jose e Kitty, antes de serem presos, os irmãos Menendez viveram um período de gastos da fortuna da família, sendo inclusive uma das razões para o júri acreditar que o crime foi movido por interesse. Lyle investiu em um negócio e comprou diferentes artigos de luxo, enquanto Erik contratou um treinador de tênis em tempo integral, para se profissionalizar no esporte.

Erik e Lyle Menendez durante julgamento / Crédito: Getty Images

 

Porém, após provas que relacionavam os irmãos diretamente ao crime, as autoridades prenderam Lyle em março de 1990, e Erik apenas três dias depois, no aeroporto, enquanto retornava de um torneio de tênis em Israel. Eventualmente, os dois foram condenados à prisão perpétua, e presos separadamente.

A princípio, Lyle foi mantido na Prisão Estadual de Mule Creek em Ione, Califórnia, enquanto Erik foi para a Penitenciária Correcional Richard J. Donovan no Condado de San Diego. Durante anos, os dois foram proibidos de usar o telefone, e só puderam se falar por meio de cartas, com as quais não só compartilhavam atualizações sobre suas vidas, como até interagiam de formas mais inusitadas, como jogando xadrez.

Conforme repercutiu a BBC em 2018, a decisão de mantê-los separados partiu de um detetive que investigou os assassinatos, que alegou que eles poderiam conspirar para escapar, caso fossem mantidos juntos.

Reencontro

Porém, em fevereiro de 2018, Lyle Menendez foi transferido para outra unidade habitacional, o Centro Correcional Richard J. Donovan, o mesmo em que seu irmão estava, depois que seu nível de segurança foi reduzido. Ainda assim, no primeiro momento, os dois não foram mantidos na mesma unidade, e não puderam interagir entre si.

Foi no começo de abril daquele ano, que os dois se reuniram, após mais de 20 anos sem poderem se ver. Segundo Robert Rand, jornalista que cobriu o caso desde 1989, os dois "caíram em lágrimas imediatamente" após o encontro, e, desde então, se tornaram parceiros inseparáveis dentro da prisão.

Fotografias mais atuais de Erik e Lyle Menendez / Crédito: Getty Images

 

Hoje, Lyle e Erik Menendez seguem em Richard J. Donovan, ao passo que ainda corre na Justiça a possibilidade de, com novas evidências, a sentença dos dois ser reavaliada. Os episódios de 'Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais', já estão disponíveis na Netflix!

Estados Unidos Mundo curiosidades Califórnia Crime prisão netflix série monstro entretenimento matérias irmãos Menendez Erik Menendez Lyle Menendez

Leia também

Irmãos Menendez: O que aconteceu com a advogada de Erik?


Irmãos Menendez: Erik escreveu roteiro sobre um jovem que mata os pais?


Guerra dos Farrapos: Revolta gaúcha que desafiou Império completa 189 anos


José Menendez: Quem era o pai de Lyle e Erik?


Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?


Irmãos Menendez: Quem era Kitty, mãe de Lyle e Erik Menendez?