Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Erik escreveu roteiro sobre um jovem que mata os pais?

Em nova temporada de "Monstros", que revive o caso dos irmãos Menendez, um episódio mostra que Erik escreveu um roteiro infame antes do crime

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 20/09/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erik Menendez: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e Getty Images
Erik Menendez: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e Getty Images

Em agosto de 1989, Lyle e Erik Menendez cometeram um dos crimes mais chocantes da história dos Estados Unidos ao assassinar seus pais, José e Kitty Menendez, em sua luxuosa mansão localizada em Beverly Hills, Los Angeles.

A história volta chamar atenção com a estreia da segunda temporada da série "Monstros", que retrata o brutal crime em "Irmãos Menendez: Assassino dos Pais". Misturando fato e ficção, muitos detalhes presentes na produção podem despertar dúvidas. 

Alerta spoiler!

No segundo episódio, enquanto o crime ainda é investigado com a suspeita de que teria cometido pela máfia, um amigo de Erik chama atenção. Craig Cignarelli, que estudava com o jovem, se dirige até as autoridades e faz uma revelação intrigante.

Craig explica as autoridades que ajudou a escrever um roteiro com o filho de José Menendez. Na história, intitulada "Friends", eles descrevem um jovem rico que mata seus pais para herdar sua fortuna.

Assim, fica a dúvida: isso aconteceu na vida real?

Esse detalhe intrigante do caso Menendez foi resgatado pela ABC News em 2017 e não compreende um elemento fictício da série da Netflix.

No roteiro, o personagem principal, Hamilton Cromwell, é descrito como um jovem sofisticado e ansioso para receber sua herança. Em uma cena perturbadora, o rapaz mata seus pais com frieza calculada, algo que Craig admitiu ter semelhanças com os assassinatos reais cometidos pelos irmãos Menendez.

Em 20 de agosto de 1989, eles abriram fogo contra seus pais com armas compradas dias antes do crime. A promotoria alegou que o motivo era a ganância, já que eles desejavam a herança da família. Eles, por outro lado, afirmaram que foram abusados pelos pais durante anos, resultando no crime brutal.

A semelhança entre o roteiro e os assassinatos não passou despercebida por Cignarelli.

A cena de abertura coincidiu com o que aconteceu na noite dos assassinatos", disse Cignarelli em entrevista à ABC News em 2017.

O fotógrafo Philip Kearney, outro colega de Erik, também foi questionado sobre o roteiro. Ele relembra a inquietação ao perceber que o conteúdo em questão se alinhava com os eventos reais.

[Colocar ALT]
Registro do verdadeiro roteiro - Robert Rand

"Eu me lembrei de que tinha o roteiro sobre o garoto que mata os pais para receber a herança, e isso foi uma constatação muito assustadora para mim", disse o fotógrafo à ABC. "Foi só quando eu fiquei ciente do assassinato que tudo se juntou e eu soube que tinha olhado o suficiente [do roteiro] para saber que era basicamente o mesmo que ocorreu".

Além disso, também é real a cena em que Craig colabora com as autoridades visando arrancar a verdade sobre os crimes brutais.

Cignarelli concordou em usar uma escuta na tentativa de obter uma confissão de Erik.

Embora não tenha conseguido gravar tal confissão, ele testemunhou sobre a alegada admissão de culpa feita por Erik antes da tentativa com as autoridades.

"Nós finalmente nos sentamos em um tabuleiro de xadrez, e ele olhou para cima do tabuleiro. E enquanto ele tinha seus dedos nas peças, ele disse, 'Você quer saber o que aconteceu?' E eu cometi um grande erro e disse, 'Sim'", relembrou Cignarelli em 2017. "Eu posso me lembrar dele me dizendo onde o sangue e a pele caíram, e de estar na sala, e literalmente estar na sala onde aconteceu".

O roteiro "Friends" não foi admitido como prova durante os julgamentos, mas Cignarelli prestou depoimento em ambas as ocasiões sobre a confissão feita por Erik. 

O primeiro julgamento dos irmãos Menendez em 1993 resultou em um júri indeciso. No entanto, no segundo julgamento em 1996, eles foram condenados por homicídio qualificado e sentenciados a duas penas consecutivas de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional no Richard J. Donovan Correctional Facility.

Todos os episódios de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" já podem ser conferidos na plataforma de streaming Netflix.