Trecho de vídeo que mostra Gert-Jan Oskam caminhando com a ajuda dos novos equipamentos - Divulgação/ Youtube/ USA Today
Paralisia

Estudo pioneiro: Homem paraplégico volta a andar após receber implantas inéditos

Os equipamentos, que foram implantados na coluna e no cérebro do paciente, ajudam a reestabelecer a conexão entre sua mente e seu corpo

Redação Publicado em 25/05/2023, às 12h57

Em 2011, mais de dez anos atrás, um acidente de moto causou uma grave lesão na coluna de Gert-Jan Oskam, o deixando paraplégico. Ele luta contra a paralisia nas pernas desde então — recentemente, porém, uma tecnologia pioneira permitiu que voltasse a andar naturalmente. 

Segundo informou a CNN, o homem holandês de 40 anos foi o primeiro voluntário de um estudo científico que usou a inserção de implantes no cérebro e na coluna para fazer uma "ponte digital" entre as duas partes do corpo do paciente, assim reestabelecendo a conexão que foi perdida quando a área foi lesionada. 

O implante cerebral detecta a intenção de movimento e, a seguir, repassa o comando para os músculos do indivíduo. Essa comunicação, por sua vez, é realizada com o auxílio de um equipamento externo, que pode ser usado como uma mochila. No futuro, vale mencionar, os pesquisadores responsáveis pela iniciativa pretendem deixar a máquina menor e mais portátil. 

Meu desejo era voltar a andar e acreditei que era possível. Eu tentei muitas coisas antes, e agora devo aprender a andar normalmente de novo de forma natural, porque é assim que o sistema funciona", afirmou Oskam em uma coletiva de imprensa. 

Em suas tentativas anteriores, o holandês teria usado tecnologias em que era preciso fazer um movimento inicial para ativar o sistema que o auxiliava a caminhar. A diferença desta vez é que ele apenas precisa pensar em se mover para que ative os implantes, o que é o mesmo processo de alguém que não tem uma lesão espinhal, e, por isso, considerado uma "forma natural" de voltar a andar. 

História de sucesso

Ainda de acordo com a CNN, o paciente consegue iniciar o movimento, parar e subir escadas, tudo por conta própria, proporcionando muito mais independência em relação à sua vida anterior.

Gert-Jan Oskam já está testando os implantes faz um ano, e eles prosseguem funcionando de forma consistente. Atualmente, o homem consegue andar cerca de 100 metros por dia, além de ficar de pé sem muletas durante alguns minutos — e seu progresso apenas tende a aumentar.

O avanço científico proporciona, assim, uma mensagem de esperança para outras pessoas lutando com a paralisia dos membros. 

notícias coluna cérebro paralisia implante andar

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados