Rei Charles III - Getty Images
Rei Charles

Rei Charles III: Em visita ao Quênia, monarca é questionado sobre passado colonial

A viagem do Rei charles III pelo Quênia iniciou na última terça-feira, 31, e terá quatro dias de duração

Redação Publicado em 01/11/2023, às 18h25

Na última terça-feira, 31, o rei Charles III, acompanhado da a rainha Camilla, deu início a uma viagem de quatro dias pelo Quênia, na África Oriental, onde foi questionado sobre o domínio colonial britânico, que durou de 1895 a 1963.   

Segundo repercutiu o jornal O Globo com informações do The New York Times, o monarca está sob pressão de anciãos, ativistas e grupos de direitos humanos para que assim corrija injustiças históricas, pague indenizações para os que foram torturados e tirados de suas terras ancestrais e se desculpe. 

Apesar disso, na noite de ontem, durante um jantar de Estado, Charles III disse em discurso: “Os erros do passado são causa da maior tristeza e do mais profundo arrependimento. Houve atos de violência abomináveis e injustificáveis cometidos contra os quenianos”, e completou:

E para isso, não há desculpa. Ao voltar ao Quênia, é muito importante para mim aprofundar minha própria compreensão desses erros e conhecer algumas das pessoas cujas vidas e comunidades foram tão gravemente afetadas.” 

Após isso, em discurso, William Ruto, presidente do Quênia, elogiou o posicionamento do rei Charles III por sua "coragem exemplar e disposição para esclarecer verdades incômodas que residem nas regiões mais sombrias de nossa experiência compartilhada". Além disso, William disse:

Embora tenha havido esforços para expiar a morte, os ferimentos e o sofrimento infligidos aos africanos quenianos pelo governo colonial, ainda há muito a ser feito para obter reparações completas.”

Outros detalhes 

O Quênia, país da África Oriental, é uma república que pertence à Comunidade Britânica, que é presidida pelo rei Charles III e conta com 56 países em cinco continentes. Vale destacar que a Comunidade Britânica nasceu de traços do Império Britânico.

O Reino Unido já expressou arrependimento pelos abusos cometidos no Quênia, apesar de nunca ter se desculpado diretamente. Há uma década, o país da Europa teve que pagar aproximadamente 20 milhões de libras, cerca de R$ 122 milhões, para mais de 5 mil pessoas que sofreram abusos durante a revolta dos Mau Mau, após uma ação judicial.

Reino Unido Quênia discurso África Oriental rei Charles III William Ruto

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados