Rei da Inglaterra, Charles III ainda possui patrimônio maior que grandes personalidades do país, como Elton John e David Beckham
Perto de sua cerimônia de coroação, o rei Charles III tem mais um motivo para se animar: sua fortuna. Segundo um relatório do Sunday Times, o atual rei da Inglaterra possui um patrimônio muito maior que o de sua falecida mãe, a rainha Elizabeth II.
O jornal relatou que o valor líquido de todo o dinheiro do monarca é 600 milhões de libras, algo na casa dos R$ 3,65 bilhões. Em termos de comparação, Elizabeth II tinha um patrimônio de 370 milhões de libras (ou R$2,25 bilhões).
Com a divulgação do valor da fortuna de Charles III, também constatou-se que o monarca ultrapassou grandes figuras inglesas na lista das pessoas mais riscas do país: como o ex-jogador David Beckham e o cantor Elton John.
A publicação aponta os fatores que fizeram a fortuna do rei da Inglaterra serem consideravelmente maiores que a de sua mãe. O principal deles é a herança conquistada sobre o Sandringham Estate e o Castelo de Balmoral, ainda em 1969, quando Charles era duque da Cornualha.
Sob o ducado, Charles ainda viu seus ganhos anuais subirem em 42,6% entre 2011 e 2022, o que representa cerca de 25 milhões de libras — enquanto a riqueza do ducado cresceu em 1,04 bilhão de libras, um aumento de cerca de 50%.
O Sunday Times aponta que as propriedades pertenciam à Elizabeth II e foram passadas para Charles após a morte da monarca. Em 1993, o então primeiro-ministro John Major estabeleceu a isenção de impostos sobre herança — o que fez o rei não ter que deixar para trás nenhum centavo.