Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rei Charles III

Charles III herdará grande fortuna sem precisar pagar imposto sucessório

Novo rei receberá uma herança avaliada em cerca de 425 milhões de euros

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 10/09/2022, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Charles III, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images
Rei Charles III, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images

Com a morte da rainha Elizabeth II, que ocorreu na última quinta-feira, 8, o então príncipe herdeiro, Charles, finalmente pôde, aos 73 anos de idade, empossar o trono britânico. Com isso, o rei não herda somente as funções reais, mas também a fortuna privada de sua mãe, avaliada em cerca de 425 milhões de euros — aproximadamente 2,2 bilhões de reais na cotação atual.

No entanto, no Reino Unido existe o que é chamado de imposto sucessório, que consiste em pagar cerca de 40% do valor da herança a ser recebida, de forma a diminuir consideravelmente o valor da fortuna. Porém, graças a regras aprovadas em 1993 — estas que determinam que o bem de um soberano ou monarca estão livres do imposto —, o novo rei não precisará pagar o valor para receber a herança de sua mãe.

Fotografia do atual rei, Charles III, beijando a mão de sua mãe, Elizabetj II
Fotografia do atual rei, Charles III, beijando a mão de sua mãe, Elizabeth II / Crédito: Getty Images

De acordo com a Agência France-Presse, algumas outras definições de 2013 asseguram que o monarca pode possuir o próprio dinheiro privado e, assim, ter sua independência financeira com relação ao Estado, como explica a CNN Brasil.

Fortuna Real

Não há lei no Reino Unido que obrigue o rei a revelar os valores que recebe de sua herança real, mas uma lista com os ingleses mais ricos divulgada em maio pela Sunday Times estima que a fortuna de Elizabeth II chegava ao valor de cerca de 370 milhões de libras.

Além do mais, outros tesouros da Coroa Britânica incluem propriedades comerciais, imóveis bem-localizados no centro de Londres, terrenos rurais e costeiros em todo o país e águas ao redor de Inglaterra e do País de Gales. Só as Jóias da Coroa, por sua vez, possuem um valor estimado de pelo menos 3 bilhões de libras esterlinas.