Novo rei receberá uma herança avaliada em cerca de 425 milhões de euros
Com a morte da rainha Elizabeth II, que ocorreu na última quinta-feira, 8, o então príncipe herdeiro, Charles, finalmente pôde, aos 73 anos de idade, empossar o trono britânico. Com isso, o rei não herda somente as funções reais, mas também a fortuna privada de sua mãe, avaliada em cerca de 425 milhões de euros — aproximadamente 2,2 bilhões de reais na cotação atual.
No entanto, no Reino Unido existe o que é chamado de imposto sucessório, que consiste em pagar cerca de 40% do valor da herança a ser recebida, de forma a diminuir consideravelmente o valor da fortuna. Porém, graças a regras aprovadas em 1993 — estas que determinam que o bem de um soberano ou monarca estão livres do imposto —, o novo rei não precisará pagar o valor para receber a herança de sua mãe.
De acordo com a Agência France-Presse, algumas outras definições de 2013 asseguram que o monarca pode possuir o próprio dinheiro privado e, assim, ter sua independência financeira com relação ao Estado, como explica a CNN Brasil.
Não há lei no Reino Unido que obrigue o rei a revelar os valores que recebe de sua herança real, mas uma lista com os ingleses mais ricos divulgada em maio pela Sunday Times estima que a fortuna de Elizabeth II chegava ao valor de cerca de 370 milhões de libras.
Além do mais, outros tesouros da Coroa Britânica incluem propriedades comerciais, imóveis bem-localizados no centro de Londres, terrenos rurais e costeiros em todo o país e águas ao redor de Inglaterra e do País de Gales. Só as Jóias da Coroa, por sua vez, possuem um valor estimado de pelo menos 3 bilhões de libras esterlinas.