Imagem de Dorothy Hoffner após o pouso - Reprodução/Vídeo/X/@JakeSheridan_
Mundo

Prestes a entrar para o Guinness, paraquedista mais velha do mundo morre

Dorothy Hoffner pulou de uma altura de 4.100 metros, conquistando o título de pessoa mais velha do mundo a realizar o salto

Redação Publicado em 11/10/2023, às 14h53

Oito dias após saltar de paraquedas pela segunda vez, conquistando o recorde mundial de pessoa mais velha a realizar esta façanha, Dorothy Hoffner, faleceu aos 104 anos. A americana estava prestes a ter o nome eternizado no Guinness World Records (Livro dos Recordes) pelo salto realizado no dia 1° de outubro.

Joe Conant, enfermeiro e amigo de Hoffner, afirmou à ABC News que a mesma faleceu enquanto dormia nesta segunda-feira, 9, no lar de idosos onde residia, localizado em Brookdale Lake View, na cidade de Chicago. Conant também esclareceu que o corpo de Dorothy foi encontrado por colaboradores da casa de repouso.

Ela era incansável, simplesmente não parava. Não era alguém que tirava uma soneca à tarde, ou que não aparecia para os eventos, jantares ou qualquer outra coisa. Estava sempre lá, presente. Ela continuava a viver, sempre.”, afirmou Joe Conant à ABC News.

Salto histórico

Conforme repercutido pelo UOL, no último dia 1° de outubro, Hoffman realizou um salto duplo de paraquedas, que a coroou como a paraquedista mais velha do mundo. Neste dia, ela pulou de um avião que estava a 4.100 metros do chão no Skydive Chicago, em Illinois. 

Uma vez em terra firme, ela se mostrou entusiasmada ao conversar com a multidão que esperava para parabenizá-la e chegou a afirmar que “A idade é apenas um número. O que você tiver vontade de fazer, faça.” Lembrando que seu primeiro salto ocorreu aos 100 anos. 

Conant também esclareceu que está reunindo a documentação para enviar ao Guinness World Records e garantir que Hoffner receba sua certificação, mesmo que postumamente. O atual recorde foi estabelecido por Linnéa Ingegärd Larsson, da Suécia, que realizou o mesmo salto aos 103 anos, em maio de 2022. 

Em um comunicado conjunto, a Skydive Chicago e a Associação de Paraquedistas dos Estados Unidos prestaram suas homenagens a paraquedista.

Estamos profundamente tristes com o falecimento de Dorothy e nos sentimos honrados por fazer parte da transformação de seu salto de paraquedas em um recorde mundial. Dorothy nos lembra que nunca é tarde para viver a emoção de uma vida. Seremos eternamente gratos pelo fato de o paraquedismo ter feito parte de sua vida emocionante e bem vivida.” concluiu a nota. 
Estados Unidos paraquedas Chicago recorde falecimento salto Dorothy Hoffner

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa