Rosto de jovem recriado a partir de crânio e o crânio encontrado na Inglaterra - Reprodução / Hew Morrison / Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge
História

A partir de crânio, artista reconstrói rosto de jovem que viveu durante o século 7

A recriação do rosto da menina foi feita com base em um crânio encontrado na Inglaterra, em 2012

Redação Publicado em 20/06/2023, às 14h03

Hew Morrison, que é artista forense, reconstruiu o rosto de uma adolescente que viveu no século 7 e pertenceu, provavelmente, à aristocracia. Ele recriou a face da menina baseando-se em um crânio que foi encontrado perto de Cambridge, na Inglaterra, em 2012. Os pesquisadores da Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge encontraram o crânio e outros objetos no mesmo local.

A adolescente de 16 anos foi enterrada com um raro artefato na região de Trumpington Meadows: um crucifixo de ouro, chamado de "Cruz de Trumpington". Na próxima quarta-feira, 21, a imagem será exibida junto aos itens encontrados em uma grande exposição que acontecerá no Museu de Arqueologia e Antropologia de Cambridge (MAA).

"Cruz de Trumpington", encontrada junto do crânio da jovem - Crédito: Reprodução / Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge

 

Além da imagem e do crucifixo, os visitantes poderão ver itens que foram encontrados perto do pescoço da jovem, tais como alfinetes e a cabeceira decorativa da cama funerária. O artista reconstruiu o rosto da menina com as medições do crânio e dados de profundidade do tecido de mulheres caucasianas.

Porém, ele não obteve a cor exata dos cabelos e olhos delas, já que não houve uma análise de DNA, ainda assim o resultado dessa reconstrução mostra como poderia ser a aparência da jovem pouco antes da morte, de acordo com a Galileu.

Alimentação da jovem

O crânio da moça também permitiu que os pesquisadores descobrissem como era sua dieta. Uma análise dos ossos e dentes dela revelou que a adolescente se mudou aos sete anos da Europa Central para a Inglaterra, o que a obrigou a mudar seus hábitos alimentares. Ela passou a comer menos proteína graças a essa mudança.

A adolescente foi enterrada de um modo um tanto quanto curioso: deitada em uma cama de madeira que foi esculpida utilizando a cruz, as roupas finas que também foram encontradas e alfinetes de ouro. A causa da morte ainda é desconhecida, no entanto, análises anteriores indicam que ela sofria de alguma doença.

Inglaterra alimentação artista Crânio exposição dieta menina Jovem rosto adolescente

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone