Reunião do Hamas em Belém - Soman via Wikimedia Commons
Reino Unido

Parlamento britânico debaterá se Hamas deve ser considerado uma “organização terrorista”

Movimento palestino rebate possível decisão e diz que classificação é uma "condenação às lutas legítimas dos povos livres contra o colonialismo"

Fabio Previdelli Publicado em 20/11/2021, às 10h31

Na última sexta-feira, 19, o governo do Reino Unido declarou que pretende classificar o movimento palestino Hamas, que está no poder em gaza, como uma “organização terrorista”. O grupo, por sua vez, alegou que a proposta é uma "condenação às lutas legítimas dos povos livres contra o colonialismo".

Desde março de 2001, a brigada Ezedin al Qasam, braço armado do Hamas, está proibida no país europeu; já o movimento palestino integra a lista de “organizações terorristas” dos Estados Unidos e também da União Européia, menos o Reino Unido

Segundo explica matéria da AFP, caso a nova classificação seja aplicada, o que dependerá de um debate parlamentar que deve ocorrer semana que vem em Londres, qualquer membro do Hamas, ou pessoas que promoverem o grupo no país, poderão ser punidos com até 14 anos de prisão, de acordo com o Ministério do Interior, que se baseará seguindo as leis antiterrorismo britânicas.

"O Hamas tem capacidades terroristas significativas, incluindo acesso a um vasto e sofisticado arsenal e equipamento terrorista", declarou a ministra Priti Patel em suas redes sociais. "É por isso que estou agindo hoje para banir totalmente o Hamas".

O Hamas é fundamentalmente e radicalmente antissemita", completou Patel, que diz que banir o grupo é necessário para proteger a comunidade judaica. 

Hazem Qasem, porta-voz do Hamas, por sua vez, denunciou que a medida é "um crime contra nosso povo palestino e sua história de luta, bem como uma condenação das lutas legítimas dos povos livres contra o colonialismo".

Europa Reino Unido notícias votação Hamas grupo terrorista banimento

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados