Ossos encontrados em caverna na Arábia Saudita - Divulgação/ Archaeological and Anthropological Sciences
Arqueologia

Macabro ‘mar de ossos’ é encontrado em caverna na Arábia Saudita

Descoberta é uma das mais surpreendentes da região dos últimos anos

Fabio Previdelli Publicado em 16/10/2021, às 12h48

Em uma extensa rede de cavernas no noroeste da Arábia Saudita, formadas por atividades vulcânicas, arqueólogos fizeram uma das descobertas mais surpreendentes e macabras da região dos últimos anos:  uma enorme pilha de ossos que foram armazenados por cerca de 7 mil anos.  

Os restos pertencem a diversas espécies diferentes de animais, como gados, cavalos, camelos e até mesmo seres humanos. Mas qual a explicação para tal concentração desse tipo de coisa? A resposta é simples: hienas.  

De acordo com Mathew Stewart, zooarqueológo do Instituto Max Plank para a Ciência da História Humana (na Alemanha) e principal autor do estudo — que foi publicado nos últimos dias revista científica Archaeological and Anthropological Sciences —, o envolvimento da espécie no armazenamento dos ossos foi constatada através da análise de cortes, mordidas e marcas de digestão que foram identificadas nos esqueletos.  

Ossos encontrados no local/ Crédito: Divulgação/ Archaeological and Anthropological Sciences

 

"A hiena-riscada (Hyaena hyaena, também conhecida como hiena-raiada ou hiena-listrada) é um acumulador de ossos muito ávido", disse o zooarqueológo ao Gizmodo. 

A área vem sendo explorada por pesquisadores desde 2007, segundo a BBC, mas os profissionais só começaram a fazer pesquisas nas profundezas da caverna mais recentemente.   

Ao todo, 1.917 ossos e dentes foram analisados no estudo. Através da datação por carbono, descobriu-se que o material genético encontrado lá possui entre 439 e 6.839 anos — o que significa que as hienas usam o local há muito tempo.  

"O mais surpreendente é quão bem preservado está o material, e quanto material existe, visto que na Arábia Saudita não temos restos de animais, na verdade", completa Mathew

descoberta notícias arqueologia ossos Arábia Saudita caverna hiena

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix