Fusa Tatsumi - Reprodução/X/@ABSCBNNews/@japan_years
Mundo

Japão: Fusa Tatsumi, pessoa mais velha do país, morre aos 116 anos

Fusa Tatsumi, que nasceu em 1907, possuía o título de pessoa mais velha do país até o momento de sua morte, nesta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/12/2023, às 14h27

Nesta terça-feira, 12, a idosa tida como a pessoa mais velha do Japão faleceu aos 116 anos de idade. Fusa Tatsumi nasceu em 1907, viveu duas guerras mundiais e teve três filhos na cidade de Osaka, região oeste do país. A notícia de sua morte foi divulgada pelas autoridades da cidade onde ela passou a maior parte de sua vida. 

Conforme repercutido pelo portal da Folha de Pernambuco, o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, relembrou em seu perfil do X o último encontro com Tatsumi, que se deu durante uma festa no último mês de setembro, para comemorar sua longevidade. “Lembro-me de que a senhora Fusa Tatsumi estava bem”, disse ele.

Longevidade

Atualmente, o Japão é o segundo país com o maior número de pessoas longevas, atrás apenas de Mônaco, somando mais de 47.000 centenários. Fusa Tatsumi se tornou a pessoa mais velha do país no último ano, com a morte de Kane Tanaka, que tinha 119 anos. Esta última foi reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes como a decana da humanidade em abril de 2022. 

Agora, o título de pessoa mais idosa viva no mundo pertence à María Branyas, que nasceu nos Estados Unidos, mas reside na Espanha, e completará 117 anos em 4 de março de 2024.

Japão morte recorde falecimento idosa centenária decana da humanidade

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone