Erik e Lyle Menendez - Arquivo Pessoal
Irmãos Menendez

Nova audiência vai avaliar o controverso caso dos Irmãos Menendez

Mais de 30 anos após o crime que chocou os EUA, Lyle e Erik Menenedez, retratados em série da Netflix, terão nova audiência

Thiago Lincolins Publicado em 03/10/2024, às 19h46 - Atualizado em 04/10/2024, às 07h26

Após mais de 28 anos desde a condenação por homicídio dos pais, Erik e Lyle Menendez terão uma nova audiência em breve, marcada para o dia 29 de novembro, revelou a Variety.

O anúncio foi feito por George Gascón, promotor do distrito de Los Angeles, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 3, diante de novas evidências que vieram à tona, que apoiam os relatos dos irmãos, que teriam sido vítimas de abuso sexual por parte do pai, José Menendez.

Segundo Gascón, a promotoria recebeu uma cópia de uma carta enviada por Erik a um membro da família, na qual relata os abusos sofridos. Além disso, advogados de defesa apresentaram depoimentos de um ex-integrante da banda Menudo, Roy Rosselló, alegando ter sido molestado pelo pai dos Menendez.

A audiência pode culminar em um novo julgamento ou reavaliação das penas impostas a Erik e Lyle. Contudo, Gascón ressalta que nenhuma decisão foi tomada até o momento.

"Nenhuma dessas informações foi confirmada", explicou ele. "Não estamos prontos para dizer que acreditamos ou não nessas informações, mas estamos aqui para dizer que temos uma obrigação moral e ética de revisar o que está sendo apresentado a nós e fazer uma determinação com base em um lado de nova sentença, se eles merecem ser novamente sentenciados — mesmo que eles tenham sido claramente os assassinos — porque eles estão na prisão há anos e pagaram suas dívidas à sociedade. Se houvesse evidências que não foram apresentadas ao tribunal naquele momento, e se essas evidências tivessem sido apresentadas, talvez um júri tivesse chegado a uma conclusão diferente".

Condenações

Os irmãos Menendez foram condenados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional em 1996 pelo assassinato dos pais, Jose e Kitty Menendez, ocorrido em sua mansão em Beverly Hills em agosto de 1989.

Inicialmente julgados separadamente, os júris não chegaram a um consenso, resultando em julgamentos nulos. Posteriormente, ao serem julgados juntos, foram considerados culpados e sentenciados à prisão perpétua.

Desde então, várias tentativas de apelação foram feitas sem sucesso. Em maio de 2023, Erik e Lyle solicitaram uma nova audiência após surgirem alegações envolvendo Roy Rosselló da banda Menudo.

Série

A história dos irmãos voltou aos holofotes com a segunda temporada série "Monstro", criada por Ryan Murphy e lançada na Netflix em setembro.

A produção gerou polêmica ao retratar os irmãos sob uma luz controversa, sugerindo uma relação amorosa, sendo criticada por familiares como "grotesca" e "cheia de inverdades". Em resposta, Erik declarou que a série representava um ataque ao seu caráter.

julgamento netflix série irmãos produção Audiência Streaming True crime irmãos Menendez Lyle Erik

Leia também

Ator se defende de críticas por interpretar advogado gay em filme sobre Trump


Promotora do caso Menendez gera revolta em documentário da Netflix


Irmãos Menendez: Advogada quebra silêncio em documentário da Netflix


TikTok é processado por 13 estados nos EUA por práticas prejudiciais a jovens


Filha de Elvis Presley faz revelação sobre Michael Jackson em livro


Descoberta em túmulo siberiano revela origem da cultura nômade cita