Imagem ilustrativa do planeta Terra - Foto por Sbb1413 pelo Wikimedia Commons
Planeta Terra

Humanidade esgotou recursos da Terra disponíveis para 2024, alerta organização

Humanidade esgotou nesta quinta-feira, 1º, os recursos naturais disponíveis para este ano, conforme alerta a organização Global Footprint Network

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 01/08/2024, às 09h49

Nesta quinta-feira, 1, a humanidade esgota os recursos naturais disponíveis para este ano, entrando em "débito" com o futuro ao consumir recursos de 2025, conforme alertou a organização Global Footprint Network.

O chamado “Dia da Sobrecarga do Planeta” ocorre quando a demanda humana por recursos ultrapassa a capacidade de regeneração do planeta, vivendo "a crédito" a partir de então.

Segundo cálculos da organização, a humanidade utiliza os recursos naturais 1,7 vez mais rápido do que os ecossistemas conseguem regenerar.

Esse consumo excessivo resulta em impactos negativos como degradação dos oceanos, desmatamento, erosão do solo, perda de biodiversidade e aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), que agravam o aquecimento global e fenômenos meteorológicos extremos, além de aumentar a insegurança alimentar.

A organização também informou que a União Europeia esgotou seus recursos em 3 de maio, enquanto o Qatar foi o primeiro país a atingir essa marca, em 11 de fevereiro, seguido pelos Estados Unidos, em 14 de março. Equador e Indonésia serão os últimos, só em 24 de novembro.

Pegada ecológica global

O cálculo da pegada ecológica começou em 1971, quando os recursos duravam quase o ano todo. Desde então, a data vem se adiantando, chegando a novembro em 1984 e a outubro em 1993.

Em 2020, houve uma ligeira redução devido à pandemia, mas o consumo voltou a crescer, atingindo um recorde este ano, um dia antes do que em 2023. Medidas como reciclagem e reutilização podem ajudar a reduzir o consumo de recursos, segundo a organização.

Uma nova diretiva da União Europeia, em vigor desde hoje, exige que fabricantes de produtos como refrigeradores e smartphones ofereçam serviços de reparo a preços razoáveis e forneçam peças sobressalentes.

Conforme relatado pela CNN, a medida busca reduzir a produção de resíduos eletrônicos, que atingiu 62 milhões de toneladas em 2022.

A plataforma Refurbed destacou em comunicado que o recondicionamento de eletrônicos economiza em média 83% de CO2, 89% de água e 77% de resíduos comparado a novos produtos. Reciclar ou reutilizar todos os resíduos eletrônicos poderia atrasar o Dia da Sobrecarga em quatro dias, afirmou a plataforma. 

Humanidade aquecimento global União Europeia CO2 ecossistemas Global Footprint Network Recursos naturais Pegada ecológica Dia da Sobrecarga do Planeta

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha