Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Imagens da Nasa revelam nuvem de dióxido de carbono se movendo na Terra

Imagens em alta resolução feitas pela NASA revelam a formação de uma grande nuvem de CO2 (dióxido de carbono) sobre a Terra

Luiza Lopes Publicado em 29/07/2024, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens divulgadas pela NASA mostram formação de 'nuvem' de CO2 - Reprodução/ NASA Goddard
Imagens divulgadas pela NASA mostram formação de 'nuvem' de CO2 - Reprodução/ NASA Goddard

Imagens em alta resolução feitas pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) mostram a formação de uma grande nuvem de CO2 (dióxido de carbono) sobre a Terra.

No vídeo, é possível identificar os países e as causas das fontes de dióxido de carbono. China, EUA e Sul da Ásia têm como principais emissões de CO2 usinas de energia, indústrias e veículos. Enquanto isso, na África e na América do Sul, os incêndios são os maiores responsáveis. 

As imagens foram criadas a partir de um modelo que utiliza dados de diversos satélites. Processado por supercomputadores, elas retratam a atmosfera entre janeiro e março de 2020 e revelam uma névoa escura movida pelos padrões de vento e pela circulação atmosférica.

Em comunicado, Lesley Ott, cientista climática do Goddard Space Flight Center da NASA, explicou que o objetivo é “contabilizar de onde vem o carbono e como isso impacta o planeta. Você vê aqui como tudo está interconectado por esses diferentes padrões climáticos".

Segundo o UOL, o mapa parece "pulsar" devido a dois fatores principais: o ciclo claro de dia e noite dos incêndios, que se inflamam durante o dia e diminuem à noite, e a atividade das plantas, que durante o dia realizam fotossíntese, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio, e à noite respiram, emitindo CO2.

Durante o verão do hemisfério sul, a pulsação é mais visível nos trópicos e na América do Sul devido à estação de crescimento ativa.

As visualizações de dados ajudam as pessoas a entender como os sistemas da Terra funcionam e podem ajudar os cientistas a encontrar padrões em grandes conjuntos de dados”, ressaltou a cientista em nota.

CO2

Desde o início da era industrial, o CO2 aumentou de aproximadamente 278 ppm (partes por milhão) em 1750 para 427 ppm (partes por milhão) em maio de 2024, conforme relatado pela NASA. 

O CO2 é o principal gás de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e resultando em tempestades mais intensas, incêndios florestais, ondas de calor e elevação do nível do mar.

As atividades humanas são as principais responsáveis pelo aumento do CO2, segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.