Cartão postal do Cardigan Memorial Hospital - Governo do Reino Unido
Primeira Guerra

Hospital que atendeu soldados feridos na Primeira Guerra corre risco de ser destruído

Com a demolição, podem ser perdidos trechos preciosos da história do local — que foi projetado pelo mesmo arquiteto do Palácio de Buckingham

Vanessa Centamori Publicado em 04/03/2020, às 12h30

A antiga construção do Cardigan Memorial Hospital, que atendeu soldados feridos na Primeira Guerra Mundial,  pode ser destruída por uma associação de habitação no País de Gales. No lugar onde funcionou a instituição hospitalar serão construídos escritórios e até 40 casas para idosos. 

Com a demolição, podem ser perdidos trechos preciosos da história do local, que foi projetado pelo arquiteto do Palácio de Buckingham, John Nash, e aberto em 1922. O hospital está abandonado desde dezembro de 2019, quando o último paciente foi atendido. 

Cardigan Memorial Hospital, no País de Gales / Crédito: Wikipedia Commons 

 

O terreno do Cardigan Memorial Hospital não foi útil só durante a Primeira Guerra, mas também abrigou um convento durante a Idade Média. “ O edifício original provavelmente foi estabelecido por Roger de Clare, por volta de 1160, como o convento beneditino de Santa Maria", contou o historiador Glen Johnson, ao site Cambrian News.

O especialista disse ainda à BBC que o lugar deveria ser alterado somente se suas características arquitetônicas originais fossem mantidas."O problema com o desenvolvimento das coisas é que perdemos coisas insubstituíveis", afirmou.

Ativistas da Wales e da West Housing Association anunciaram que estão  trabalhando com a comunidade local para proteger o antigo hospital, mas seus planos estão ainda em "estágios iniciais".

Primeira Guerra Mundial Soldados notícia País de Gales hospital

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados