Fóssil de dinossauro encontrado no RS - Reprodução/TV Globo
Paleontologia

Fóssil de dinossauro encontrado no RS é de carnívoro e pode ser espécie nova

O fóssil descoberto no Rio Grande do Sul pertence a um dinossauro carnívoro do período Triássico, com idade estimada entre 230 e 233 milhões de anos

Redação Publicado em 17/07/2024, às 09h29

A chuva no Rio Grande do Sul revelou um fóssil quase completo de um dinossauro de mais de 200 milhões de anos. A descoberta ocorreu em um sítio rochoso no município de São João do Polêsine, a 280 km de Porto Alegre.

O fóssil bem preservado pertence a um dinossauro carnívoro do período Triássico, com idade estimada entre 230 e 233 milhões de anos, semelhante ao Gnathovorax, também encontrado na região.

Mais de 150 fragmentos foram descobertos, e os pesquisadores investigarão se se trata de uma nova espécie. As chuvas que atingiram o estado ajudaram a expor novos fósseis, mas também apresentaram desafios devido ao risco de fragmentos serem levados pelas enxurradas.

Fragmentos do fóssil de dinossauro encontrado no RS / Crédito: Reprodução/TV Globo 

 

Impacto das chuvas

Fabiula de Bem, paleontóloga do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destacou à Globo que a chuva facilita a coleta, mas a equipe precisa agir rapidamente para preservar os materiais expostos.

A gente precisa dessa chuva para que ela exponha todo esse material, para que facilite coletar esses materiais, porque a gente não possui nenhum equipamento. Mas também é uma corrida contra o tempo, porque temos esse tempo de chuva e sol, e novamente passamos por processos de chuva, que acabam arrastando também alguns materiais mais fragmentários que a gente tem”, explicou.

Fósseis de animais anteriores aos mamíferos também foram encontrados graças às chuvas, conformete relatado pela TV Globo. 

"A gente participa do processo de descrever esse fóssil até a parte final, quando a gente tem publicado como acontece. A gente pode também expor esse material para as pessoas da comunidade verem o trabalho que estamos desenvolvendo”, disse Fabiula à emissora. 

fóssil Rio Grande do Sul chuvas Paleontologia dinossauro RS carnívoro

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone