Fachada do Museu da TAM - Reprodução/Wikimidea
Santos Dumont

Em Itu, Museu da TAM será reaberto com itens pessoais de Santos Dumont

Após quase uma década fechado, museu da aviação renova acervo, ganha novo endereço em Itu e expõe curiosidades sobre Santos Dumont

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/08/2024, às 16h01

Após quase dez anos fechado, o Museu Asas de um Sonho, anteriormente conhecido como Museu da TAM, está de volta em um novo endereço. Originalmente localizado em São Carlos, o museu reabrirá suas portas no dia 10 de agosto na cidade de Itu, interior de São Paulo. A nova sede será na histórica Fábrica São Pedro, um prédio tombado que foi transformado em um vibrante centro cultural.

A reabertura será marcada por uma exposição especial em homenagem a Santos Dumont, o pai da aviação. Os visitantes poderão apreciar réplicas dos icônicos 14-Bis e Demoiselle, além de itens pessoais do inventor, como seus óculos, luvas e chapéu. A mostra também incluirá dois aviões históricos: o São Paulo, projetado por Dimitri de Lavaud, e o Blériot XI, de Louis Blériot.

Inauguração

A transferência do vasto acervo do museu envolve uma complexa operação logística, com as aeronaves sendo desmontadas em São Carlos e remontadas em Itu. Por enquanto, apenas uma parte do acervo estará disponível na inauguração, com a transferência completa prevista para ser concluída no próximo ano.

O Museu Asas de um Sonho estará aberto ao público de quarta a domingo, das 11h às 17h, com ingressos a R$ 15 por pessoa. 

Brasil Santos Dumont notícias avião museu Itu

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China