John F. Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos - Getty Images
Estados Unidos

Documentos sobre a investigação do assassinato de JFK são divulgados

Os 1500 arquivos incluem memorandos internos, telegramas secretos e outros documentos

Isabela Barreiros Publicado em 16/12/2021, às 09h03

Cerca de 1.500 documentos ligados à investigação feita pelo governo dos Estados Unidos sobre o assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, em 1963 foram divulgados pelo Arquivos Nacionais e Administração de Documentos (Nara, na sigla em inglês) na última quarta-feira, 15.

O presidente estadunidense Joe Biden havia estabelecido em outubro um prazo para que o arquivo fosse divulgado, o que segue um estatuto federal que exige a liberação de documentos em poder do governo federal americano. Em 2017, Donald Trump havia bloqueado a liberação dos documentos citando “danos potencialmente irreversíveis”.

A expectativa é que mais arquivos sejam divulgados no próximo ano. No entanto, os novos materiais incluem memorandos internos, telegramas secretos e outros documentos importantes para se entender o evento que mudou a história dos Estados Unidos.

Como aponta o jornal The Guardian, é provável que a divulgação dos arquivos não cause nenhuma revelação imediata que possa mudar a compreensão desse episódio histórico. Ainda assim, tornam-se relevantes para sua compreensão.

Entre os documentos, estão telegramas da CIA e memorandos que lançam luz sobre as visitas de Lee Harvey Oswald, o responsável pelo assassinato de Kennedy, às embaixadas soviética e cubana na Cidade do México.

Outros materiais incluem relatórios do FBI que descrevem os esforços para investigar e vigiar figuras da máfia geralmente associadas em teorias da conspiração sobre o assassinato de JFK, como Santo Trafficante Jr e Sam Giancana.

Estados Unidos História John F. Kennedy assassinato notícia documentos

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone