Parte da coleção de peças do palácio de Oba (título dado ao rei de Benim) - Divulgação / YouTube / Al Jazeera English
Bronzes de Benim

Problemas de repatriamento: Quem são os donos legítimos dos Bronzes de Benim?

A Universidade de Cambridge está em processo de retornar os Bronzes de Benim para sua terra natal, porém a realeza de Benim acredita que tenha ocorrido um erro

Ingredi Brunato Publicado em 05/02/2024, às 12h44

A família real de Benim alegou recentemente que a Universidade de Cambridge estava negociando com as pessoas erradas para realizar a devolução dos Bronzes de Benim — um grupo de artefatos valiosos roubados do antigo Reino de Benim pelo Império Britânico em 1897. 

116 dessas peças estão atualmente em exibição no Museu de Arqueologia e Antropologia (MAA) da Inglaterra. O retorno delas à sua terra natal está em progresso, porém seu andamento foi temporariamente suspenso após ser percebido que eles entregariam as relíquias para o governo da Nigéria, e não para o atual rei de Benim, Ewuare II

Debate

A questão traz à tona uma disputa a respeito de quem deveria ser o novo proprietário das obras de arte ao fim de seu repatriamento.

A princípio, o acordo era de que as autoridades da Nigéria receberiam a coleção histórica para exibi-la no Museu Edo de Arte da África Ocidental (EMOWAA). A família real de Benim, porém, afirma que o governo nigeriano não é o legítimo dono das peças. 

Em uma entrevista ao The Telegraph, o príncipe Aghatise Erediauwa, que é o irmão mais novo de Ewuare II, disse "lamentar" que os "europeus" foram levados a negociar com "falsos requerentes". 

Cambridge definitivamente deveria devolver os artefatos. O Oba [termo local para 'rei'] do Benim é o proprietário legítimo (...) Eles [Cambridge] devem agora fazer a coisa certa e devolver os artefatos às pessoas certas", apontou ele. 

O ex-presidente da Nigéria, aliás, Muhammadu Buhari, que cumpriu mandato até 2023, havia assinado um decreto determinando que a família real de Benim deveria receber os Bronzes de Benim quando estes fossem repatriados. 

notícias Universidade de Cambridge Bronzes de Benin

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa