Urna que abriga coração de Dom Pedro I e deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança - Reprodução/YouTube/Irmandade da Lapa / Foto por Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Dom Pedro I

Descendente de Dom Pedro I, deputado tentou unir coração e corpo de imperador

Mais lidas: Luiz Philippe de Orléans e Bragança é deputado federal em São Paulo e pentaneto de Dom Pedro I

Redação Publicado em 25/08/2022, às 11h27 - Atualizado em 28/08/2022, às 17h00

Nesta semana, um dos fatos mais comentados no Brasil é a vinda do coração de Dom Pedro I ao país do antigo imperador, em cerimônia de celebração ao bicentenário da Independência. Por sua vez, um dos principais articuladores para a vinda do órgão nas terras brasileiras foi justamente o deputado federal e pentaneto de Dom Pedro I, Luiz Philippe de Orléans e Bragança — aliado ao PL-SP.

No entanto, o descendente da família imperial tinha planos diferentes para o órgão do antigo imperador do Brasil: ele pretendia, em cerimônia, 'unir' o coração e os restos mortais do corpo de Dom Pedro I — estes que se encontram dentro de uma cripta no Museu do Ipiranga, na cidade de São Paulo.

No entanto, a ideia do deputado não foi aceita pelo Ministério das Relações Exteriores — o Itamaraty —, e dentro dos 18 dias que o órgão permanecerá no território brasileiro, ficará exposto apenas na sede da instituição, em Brasília, como informado pelo O Globo.

Além disso, Luiz Philippe afirmou que não ouviu justificativa para o veto, mas acredita que se deu por conta da fragilidade do coração, preservado há quase 190 anos em formol.

Urna que abriga o coração de Dom Pedro I / Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Sem ressentimento

O corpo de Dom Pedro I foi separado de seu coração a pedido do próprio imperador em seu testamento, escrito ainda em seu leito de morte. O documento pedia que seu coração permanecesse em Portugal, onde havia criado um laço emocional forte nos seus últimos momentos de vida, e seu corpo fosse enviado para o Brasil, país em que ele era imperador.

No entanto, só em 1972, em cerimônia de celebração dos 150 anos da Independência do Brasil, que o pedido do antigo imperador de ter seu corpo abrigado no Brasil foi atendido.

Logo, o pentaneto de Dom Pedro I, Luiz Philippe de Orléans e Bragança, compreende o veto do Itamaraty, apesar da forte simbologia que poderia ter o evento, visto que a viagem de Brasília à São Paulo poderia representar risco.

Creio que foi algo relacionado ao translado do coração, que já teria sido transportado do Porto, em Portugal, para Brasília. Demandaria mais uma viagem a São Paulo e seria arriscado", disse. Em sequência, ainda expõe a simbologia religiosa do evento, caso possível: "O coração, a indumentária e a ossada nas fazem parte da cristandade. Isso foi completamente destruído no Brasil."
Luiz Philippe de Orléans e Bragança, pentaneto de Dom Pedro I e deputado federal pelo estado de São Paulo / Crédito: Foto por Michel Jesus/Câmara dos Deputados pelo Wikimedia Commons

 

No entanto, o deputado ainda afirma não sentir mágoa pelo veto do Itamaraty, mas que gostaria de ver mais propagandas sobre o bicentenário da Independência.

Estou satisfeito. Só a presença do coração no Brasil já cumpre [a simbologia]. Mas não estou vendo muita propaganda do bicentenário. A infelicidade é que está ocorrendo em meio a um período eleitoral. O momento acaba tingido de partidarismo", finaliza.

O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Brasil Dom Pedro I Independência notícias cerimônia família imperial brasileira bicentenário Luiz Philippe de Orléans e Bragança

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados