Imagem colorizada de Albert Einstein - Getty Images
Estados Unidos

Cita a Teoria da Relatividade: Raríssima carta escrita por Einstein será leiloada

Missiva foi destinada a Ludwik Silberstein, seu colega de profissão que, em um primeiro momento, chamou a teoria do alemão de “falha”. Valor impressiona!

Fabio Previdelli Publicado em 13/05/2021, às 10h54

Uma carta escrita pelo célebre físico alemão Albert Einstein está sendo leiloada em Boston, nos Estados Unidos, pela RR Auction. O item promete ser muito disputado entre os interessados. As informações são do jornal britânico Daily Mail

Isso porque a missiva é um dos quatro registros que se tem notícia onde o cientista relata sua famosa Teoria da Relatividade (E=mc²). O manuscrito está avaliado em 282 mil libras, segundo aponta o periódico, o que corresponde a aproximadamente 2 milhões de reais. 

Carta escrita por Einstein/ Crédito: Divulgação: RR Auctions

Sabe-se que o escrito foi endereçado a Ludwik Silberstein, em outubro de 1946. Ludwik, colega de profissão do alemão, chegou a dizer que a teoria de Einstein era “falha”, em meados da década de 1930, segundo aponta o UOL, mas que já concordava com o cientista na época em que a missiva foi escrita. 

"Se E é a energia do seu sistema consistindo nas duas massas, E a energia das massas quando se aproximam da distância infinita, então o defeito de massa do sistema é E - E / c2,", explicou o físico em parte da mensagem. 

O item, que está sendo leiloado pelos próprios tataranetos de Silberstein, tem um valor ainda maior pelo fato de Einstein ter escrito o texto em um papel timbrado da Universidade de Princeton, o que também aumenta sua relevância histórica. 

Apesar de ser uma das fórmulas mais conhecidas da física, a matéria do UOL explica que há poucos registros sobre ela. "É uma carta importante do ponto de vista holográfico e físico, pois mostra o pensamento de Einstein sobre um dos mais básicos de todos os problemas físicos", comentou Bobby Livingston, vice-presidente executivo da RR Auctions. 

Albert Einstein Leilão notícias carta teoria da relatividade Ludwik Silberstein

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa