Bruno Gagliasso como Lúcio em 'Marighella' - Divulgação / O2
Marighella

Bruno Glagliasso analisa personagem que representa Fleury em Marighella: 'Estaria invadindo lá em Brasília'

Ator que interpretou delegado torturador no filme 'Marighella' analisou o perfil do personagem em entrevista

Redação Publicado em 16/01/2023, às 18h34

Com direção de Wagner Moura, o filme sobre o maior estrategista da luta armada contra a Ditadura Militar, 'Marighella', estreia na TV Globo nesta segunda-feira, 16, em formato de minissérie. O filme tem Seu Jorge como protagonista e Bruno Gagliasso como intérprete de Lúcio, um policial torturador que faz alusão a Sérgio Fleury, delegado do DOPS durante a ditadura.

Em entrevista à coluna de Patríca Kogut, no O Globo, o ator Bruno Gagliasso revelou que Lúcio foi o "personagem mais forte, visceral e doloroso" que já interpretou. Ele representa Sérgio Fleury, cujos agentes mataram Marighella a tiros em 1969

O Frei Fernando de Brito foi obrigado a marcar um encontro por telefone com Carlos Marighella e o delegado Fleury foi acompanhado por 28 policiais em 4 de novembro. No local marcado para o encontro, os freis Ivo e Fernando o esperavam em um automóvel, quando Marighella foi baleado no tórax, nas nádegas, no púbis e no queixo.

A obra que conta parte da história do guerrilheiro comunista e político baiano fundador da ALN, estreou fora do Brasil já em 2019, conquistando notoriedade em festivais internacionais de cinema antes de chegar ao Brasil.

Golpistas em Brasília

Durante a entrevista, o ator comparou o ex-governo e os manifestantes bolsonaristas com seu personagem. Referindo-se aos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro nas sedes dos Três Poderes, ele revelou que acredita que Lúcio estaria envolvido na invasão ou mesmo teria integrado o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Lúcio é a escória da Humanidade. Tenho certeza de que, se estivesse vivo, faria parte do ex-governo ou estaria invadindo lá em Brasília. É um racista e fascista. Sem sombra de dúvida, o personagem mais forte, visceral e doloroso que já fiz”.

Seu irmão, Thiago Gagliasso, é deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PL, partido do ex-presidente. Sua campanha contou com o apoio de sua mãe nas redes.  

Brasília golpistas Marighella Bruno Glagliasso

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone