Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marighella

Neta de Marighella assumirá comando da Funarte

Neta de Carlos Marighella foi convidada por Margareth Menezes para comandar a Funarte

Redação Publicado em 03/01/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Maria Marighella - Reprodução / Vídeo
Imagem de Maria Marighella - Reprodução / Vídeo

A neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella foi convidada por Margareth Menezes, ministra da Cultura do governo Lula (PT), para comandar a Funarte (Fundação Nacional de Artes). Marighella foi um dos principais líderes da luta armada contra a ditadura militar brasileira.

Foi anunciado o comando da Funarte por Maria Marighella, vereadora de Salvador, atriz e produtora cultural, na noite da segunda-feira, 2, por Margareth Menezes, quando essa assumiu o cargo de ministra da Cultura. Como informado pelo g1, Maria terá o desafio de liderar a pasta durante o governo Bolsonaro.

Na cerimônia de Margareth Menezes no Museu da República, em Brasília, a ministra afirmou que a pasta não deixará de ser ministério "nunca mais" e que o "Brasil tem uma das mais ricas, potentes e respeitadas forças de produção cultural do mundo".

Ela também relembrou as dificuldades enfrentadas pelos artistas durante a pandemia da covid-19, além dos prejuízos causados àqueles que tiveram de se manter reclusos.

"Durante a pandemia os artistas brasileiros sofreram como nunca. O prejuízo econômico do setor artístico cultural foi de aproximadamente R$ 63 bilhões, segundo pesquisas recentes. Sem Ministério, sem políticas culturais e sem recursos. Muitos dos mais criativos e sensíveis brasileiros tiveram que deixar os palcos, as telas, as bibliotecas, os ateliês e buscar outras atividades para poder sobreviver. Com isso, o próprio Brasil ficou mais calado, apequenado, triste", disse.

Comando da Funarte 

Maria Marighella disse nesta segunda-feira, 3, que terá a missão de retomar a reconstrução da Política Nacional das Artes que, de acordo com ela, foi interrompida após o fim do governo Dilma em 2016.

Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes - a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta Presidência", declarou. 

"Refundaremos também a Funarte com a força da Cultura de todo Brasil. À reconstrução do Min, à refundação do Brasil".