Imagem do fóssil em questão - Reprodução/Australian Museum
Austrália

Fóssil de aranha de ao menos 11 milhões de anos é descoberto na Austrália

O fóssil foi encontrado em 2020 no sítio australiano McGraths Flat

Redação Publicado em 25/09/2023, às 17h42

No último dia 15, em um artigo publicado no periódico Zoological Journal of the Linnean Society, cientistas da Austrália descreveram o fóssil de uma aranha da espécie Megamonodontium mccluskyi, até então desconhecida. A descoberta tem idade estimada entre 11 milhões e 16 milhões de anos.

O fóssil, considerado o segundo maior de uma aranha australiana e o primeiro da família Barychelidae encontrado no mundo, foi descoberto em 2020 no sítio australiano McGraths Flat, datado do Mioceno. A região é conhecida pela goethite, uma rocha rica em ferro que preserva os restos dos animais. 

Segundo repercutiu a revista Galileu, os pesquisadores coletaram os fósseis citados e os levaram para a coleção de paleontologia do Museu Australiano.

O estudo 

Os detalhes das garras e cerdas nos pedipalpos, nas pernas e no corpo principal da aranha, foram estudados pelos cientistas por meio de micrografias eletrônicas de varrimento. As estruturas em questão fazem com que o animal defenda-se contra predadores, emita sons e perceba substâncias químicas e vibrações.

Além disso, o estudo indica que a espécie descoberta lembra as aranhas Monodontium Kulczyński, ou aranhas-de-alçapão, que vivem em Singapura, Indonésia e Papua-Nova Guiné, nas florestas tropicais, porém, a “nova” espécie é cinco vezes maior.

descoberta Austrália fóssil cientistas Aranha

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone