Exemplos de retratos de Fayum - Fotos por Jebulon e Domínio Público via Wikimedia Commons
Egito Antigo

Relembre a descoberta de retratos de múmias do Egito Antigo

Embora os antigos egípcios sejam conhecidos principalmente por suas múmias e pirâmides, os retratos de Fayum também chamam atenção de arqueólogos

Éric Moreira Publicado em 26/08/2024, às 09h42

Em 2016, arqueólogos egípcios iniciaram escavações onde, no passado, existiu a cidade de Filadélfia (atualmente na área de Gerza), ponto central de um projeto agrícola que buscava garantir alimento para o império durante o governo do faraó Ptolomeu II.

No decorrer dos estudos, foi descoberto uma série de múmias, papiros, cerâmicas e caixões, datados principalmente do período ptolomaico (305 a.C. - 30 a.C.) até a era romana (30 a.C. - 390 d.C.).

Além disso, também encontraram uma rara estátua de terracota da deusa Ísis-Afrodite em um caixão de madeira, e papiros escritos com um tipo de grafia cursiva egípcia mesclada com letras gregas, que ajudam a entender mais sobre as condições sociais, econômicas e religiosas dos habitantes da região no passado. 

Porém, outros achados chamaram mais atenção: dois exemplares de retratos de Fayum. A descoberta foi divulgada pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito em 2022. Relembre!

+ Fayum: Conheça os impressionantes retratos dos antigos egípcios

Retratos de Fayum

Os chamados retratos de Fayum não são exatamente uma novidade arqueológica. Os primeiros já encontrados foram achados em 1911 por um arqueólogo inglês, que encontrou 146 exemplares em um cemitério da era romana no Egito.

Um dos retratos encontrados - Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

 

Esses retratos em questão receberam esse nome por terem sido encontrado principalmente na área do Oásis de Fayum. Eles são retratos de múmias, representando em cores membros da nobreza ancestral em seus sepultamentos, estando entre as pinturas antigas mais detalhadas conhecidas até hoje, segundo a Super Interessante.

Infelizmente, a maioria das pinturas hoje já não está mais perto de suas respectivas múmias, tornando assim mais difícil a identificação dos rostos ali representados. Os retratos podem ser vistos em muitos museus, além de comporem acervos de vários colecionadores de antiguidades.

Egito Mundo História curiosidades arqueologia múmias Retratos de Fayum

Leia também

Irmãos Menendez: O familiar que confirmou a versão da história contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História


Conheça a história da única múmia do Egito que ainda existe no Brasil


Relembre como Harry Potter causou problema real em praia no País de Gales


Judy: Conheça a cachorra que sobreviveu a naufrágio e virou prisioneira de guerra


Waterloo: Relembre a batalha que resultou na queda de Napoleão