Pintura de 1800 representando a Arca da Aliança - Wikimedia Commons
Religião

Estaria a Arca da Aliança escondida na Etiópia?

A relíquia bíblica, recoberta por ouro, estaria escondida dentro de uma igreja africana. Onde um único guardião tem acesso

Alana Sousa Publicado em 14/12/2019, às 08h00 - Atualizado em 26/07/2024, às 08h57

A Arca da Aliança foi encontrada em Axum, cidade ao norte da Etiópia. É mantida dentro da Igreja de Nossa Senhora Maria de Zion, e é preservada pela única pessoa autorizada a ver o objeto: um guardião, que se diz disposto a morrer para proteger o baú.

Isso é o que diz Bob Cornuke, arqueólogo amador e presidente da organização Bible Archaeology Search and Exploration Institute (BASE), cuja sede fica em sua própria casa, no Colorado. Cornuke afirma que não viu a Arca — o acesso não teria sido autorizado.

Ainda assim, ele afirmou, em um post no site de sua organização, que as evidências que sua equipe descobriu são convincentes o suficiente.

A arca teria sido retirada de Jerusalém pelo rei judeu Manassés e levada pelo povo escolhido até a colônia judaica na Ilha Elefantina, no Egito, conta Cornuke. Dali teria seguido ao longo do rio Nilo, até um local escondido nas terras altas da antiga Kush, atual Etiópia.

O fascínio pela Arca da Aliança é compreensível. Segundo a Bíblia, ela teria sido construída para abrigar as duas tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos, que Javé escreveu com fogo e entregou a Moisés. A Arca guardaria, portanto, a própria caligrafia de Deus. O texto bíblico relata, com grande quantidade de detalhes, como o baú teria sido construído.

Ela teria cerca de um metro de comprimento por 66,6 centímetros de altura e largura, seria feita de madeira recoberta de ouro e decorada com dois anjos. Depois que os babilônios ocuparam Jerusalém, a arca desapareceu.

Se foi destruída ou oculta, ninguém nunca soube. O curioso é que os babilônios registraram por escrito tudo o que tomaram dos povos que conquistaram. E a arca não é mencionada nesses documentos.

Ilustração do suposto item desaparecido / Crédito: Reprodução

Lugares como Israel, Europa e Egito já foram alvos de teorias sobre o paradeiro do lendário objeto. Ninguém jamais apresentou nenhuma evidência palpável. A verdade é que Bob Cornuke não é o maior candidato a, finalmente, localizar a arca.

Cornuke se considera um arqueólogo bíblico, mesmo sem ter nenhum tipo de formação. Entre suas supostas descobertas, está o Monte Sinai — conhecido como Monte de Deus — e a Arca de Noé, que teria sido encontrada no Irã. Ele também teria localizado os mastros de um barco que naufragou com o apóstolo Paulo a bordo. 

"Acho ótimo ler histórias como a da Arca da Aliança. Mas não acredito, como um arqueólogo de campo, que podemos usar o método científico para provar ou desmenti-las", diz Fred Hiebert, arqueólogo e membro da sociedade do National Geographic.

Nem mesmo Bob Cornuke parece convencido de sua própria pesquisa. No próprio post em que anuncia o achado, ele afirma: “Neste ponto, não podemos dizer com certeza que seja, mas também não podemos dizer com certeza que não é”.


+Saiba mais sobre o tema através de importantes obras

História do cristianismo: Uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI, Bruce Shelley (2018)

link - https://amzn.to/2NEttQi

Cristianismo puro e simples, C. S. Lewis (2017)

link - https://amzn.to/34UUg0b

Jesus: Aproximação histórica, José Antonio Pagola (2011)

link - https://amzn.to/33J4hOc

Jesus, David Flusser (2010)

link - https://amzn.to/33DcXWc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Antiguidade Etiópia Cristianismo História descoberta Bíblia Jerusalém África mitos

Leia também

Irmãos Menendez: O familiar que acreditava na versão contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História


Irmãos Menendez: Veja 5 momentos chocantes do julgamento de Lyle e Erik


"Mama Uganda": Veja a história da mulher que teve 44 filhos


Chaves: Conheça a inusitada inspiração para o Seu Madruga


O que teria acontecido no dia em que Agatha Christie desapareceu?