"A infância do Brasil" foi finalista do Prêmio Jabuti em 2018 e ganha agora uma nova edição ampliada
Resgatando 500 anos de História, "A infância do Brasil" traça a linha do tempo do país desde a colonização até os dias atuais. O autor, arte-educador, roteirista, ilustrador e editor José Aguiar procura mostrar como as crianças brasileiras sofrem ao enfrentar os violentos obstáculos sociais desde o nascimento.
A obra reúne a ilustração com uma narrativa impactante para retratar a infância do Brasil. Ela parte desde o século XVI, onde em meio de uma colonização masculina, o ato de nascer já era marcado por violência tanto sobre a criança quanto sobre a mãe. Ele também continua a falar sobre isso no Período Colonial, onde a posse dos menores era disputada por colonizadores e jesuítas.
Já até o final do século XIX, a escravidão tornava as crianças negras objetos pessoais, o que também afetou a população negra adulta. O livro também traz um pouco do contexto social atual, uma vez que ele mostra como a desigualdade socioeconômica apenas se acentuou com a urbanização no século XX.
A edição lançada pela Editora Nemo traz uma versão ampliada da obra que, em 2018, foi finalista do Prêmio Jabuti. Ela volta ao mercado editoral como uma obra de grande valor artístico, histórico e cultural
"A infância do Brasil" será lançado no dia 4 de março de 2022, mas o livro já está disponível na pré-venda na Amazon para ser adquirido nas versões física e eBook Kindle.