Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'O Grande Ditador'

Sátira a Hitler: Há 84 anos, 'O Grande Ditador' era exibido em Nova York

Filme ousado de Charles Chaplin, 'O Grande Ditador' entrou para os livros de História como uma sátira ao ditador Adolf Hitler

Redação Publicado em 15/10/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charlie Chaplin em 'O Grande Ditador' - Getty Images
Charlie Chaplin em 'O Grande Ditador' - Getty Images

Em 15 de outubro de 1940, o filme "O Grande Ditador", de Charlie Chaplin, estreou em Nova York, nos Estados Unidos, marcando uma ousada crítica ao regime nazista liderado por Adolf Hitler.

Na época, a Europa estava mergulhada na Segunda Guerra Mundial, e a estreia do filme em Londres, dois meses após a exibição americana, foi recebida com grande expectativa devido às reações que já haviam surgido nos Estados Unidos.

Chaplin admitiu que desconhecia a extensão total dos horrores perpetrados pelo regime nazista quando realizou o filme. "Se soubesse do horror dos campos de concentração alemães, eu não teria podido fazer O Grande Ditador", declarou.

A motivação para criar o filme foi marcada por seu desejo de ridicularizar figuras autoritárias e exibir solidariedade aos judeus.

Estigmas

Chaplin acreditava que desafiar esses estigmas reforçava sua oposição ao antissemitismo. 

Curiosamente, havia semelhanças físicas entre Chaplin e Hitler, ambos nascidos em abril de 1889, notadamente o característico bigode. Isso facilitou a personificação satírica do ditador no filme. Contudo, o ator enfrentou diversos obstáculos antes da produção começar.

Nos Estados Unidos, o projeto gerou controvérsias e resistência por parte de setores conservadores. O presidente Franklin D. Roosevelt teve papel crucial ao incentivar Chaplin a prosseguir com o projeto cinematográfico.

Apesar de seu sucesso inicial nos Estados Unidos e Reino Unido, "O Grande Ditador" só foi exibido na Alemanha em 1958. Após a Segunda Guerra Mundial, apesar das boas recepções em sessões-teste no país derrotado, as autoridades americanas decidiram adiar seu lançamento oficial na Alemanha.