Rishi Sunak assume o cargo depois do mandato de 44 dias de Liz Truss
Na última semana, a notícia de Liz Truss deixou a função de primeira-ministra do Reino Unido após 44 dias rodou o mundo. Com isso, surgiram as expectativas para saber quem assumiria o cargo.
Foi divulgada nesta segunda-feira, 24, que Rishi Sunak, de 42 anos, é o nome escolhido para se tornar primeiro-ministro do Reino Unido. Após a morte da rainha Elizabeth e a rápida saída de Liz, a escolha chama atenção.
Rishi, membro do Parlamento desde ano de 2015, disputava o cargo com Penny Mordaunt, que não atingiu apoio o suficiente para encarar a disputa interna contra o atual escolhido. Como consequência, abandonou a campanha.
Agora, além de líder do Partido Conservador, Richi é primeiro-ministro do Reino Unido. Com origem indiana, ele nasceu em Southampton em 1980. Seu pai, como destacado pela BBC, atuava como clínico geral e a mãe cuidava de uma farmácia.
A respeito da infância de Richi, é sabido que ele estudou na Winchester College, instituição particular, e fez filosofia, política e economia em Oxford. Ele também fez MBC na prestigiada Universidade Stanford, localizada nos EUA.
Foi nesta fase que conheceu Akshata Murty, que se tornaria sua esposa, que é filha de Narayana Murthy, bilionário indiano. Casados, eles têm duas filhas.
Em sua trajetória profissional, Richi trabalhou como analista no banco Goldman Sachs e também se tornou sócio de fundos de investimento entre 2001 e 2004. Em 2015, atuou como parlamentar através de Richmond, cidade localizada no condado de Yorkshire.
A trajetória política também é marcada por ter assumido uma secretaria no governo da primeira-ministra Theresa May. Já com Boris Johnson, ele se tornou secretário-chefe do Tesouro e também chanceler.