Entenda o motivo pelo qual o dia 12 de outubro é considerado oficialmente um feriado nacional desde o ano de 1980
Celebrações católicas têm raízes profundas no Brasil, que, com cerca de 130 milhões de adeptos — ou 60% da população —, é o país com maior número de católicos no mundo.
A influência da tradição dos santos se faz presente em todas as regiões. Prova disso é o fato de que aproximadamente 580 cidades brasileiras possuem nomes de santos, representando cerca de 10% dos municípios, segundo a Confederação Nacional dos Municípios. Também vale destacar que os primeiros nomes dados ao Brasil, como Terra de Santa Cruz e Terra de Vera Cruz, também fazem referência à tradição católica.
De acordo com informações do portal Valor Econômico, a escolha de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu naturalmente, pois desde o século 18 a santa já era venerada pela população. No entanto, foi a visita do papa João Paulo II em 1980 que consagrou oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional em sua homenagem.
Recebido em Brasília pelo presidente João Batista Figueiredo, o último dos generais da ditadura militar brasileira, o papa fez o gesto tradicional de beijar o solo ao desembarcar no país, e, naquele mesmo dia, Figueiredo decretou 12 de outubro como feriado. Esse gesto, além de refletir a devoção popular, foi interpretado também como uma tentativa de melhorar a imagem do governo.
Embora a santa tenha sido proclamada padroeira nacional pela Igreja Católica já em 1930, quando o papa Pio XI assinou o decreto em 16 de julho, o feriado reforçou a devoção da população. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu oficialmente o 12 de outubro como o dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida.
A tradição conta que, em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, após várias tentativas infrutíferas no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, encontraram uma pequena imagem de terracota, provavelmente de Nossa Senhora da Conceição. A imagem pesava 2,5 kg e media 36 cm, mas estava quebrada.
Logo após o achado, a pescaria se tornou excepcionalmente abundante, sendo considerada um milagre. A imagem foi restaurada com cera e passou a ser venerada como “aparecida”, em alusão ao modo como surgiu inesperadamente. Assim, o nome e a devoção cresceram, e em 1928, o município de Aparecida, onde a santa é cultuada, foi fundado.
Como outras imagens marianas, Nossa Senhora Aparecida é uma representação da Virgem Maria, mãe de Jesus. Em outras culturas, as imagens marianas recebem nomes distintos segundo o local de veneração. No Brasil, no entanto, a santa é conhecida como Aparecida devido à forma “milagrosa” com que foi encontrada.