Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

O que aconteceu com suspeita de envenenar enteados no Rio de Janeiro?

Ilustrada no próximo 'Linha Direta', seu caso chocou o país em maio do ano passado pelo suposto uso de chumbinho

Wallacy Ferrari
por Wallacy Ferrari
[email protected]

Publicado em 28/06/2023, às 19h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda e Bruno enfileirados à esquerda, pai centralizado e Cintia, a acusada, á direita - Divulgação / TV Globo
Fernanda e Bruno enfileirados à esquerda, pai centralizado e Cintia, a acusada, á direita - Divulgação / TV Globo

Na próxima quinta-feira, 29, o programa 'Linha Direta', da TV Globo, deverá ilustrar com detalhes o suposto envolvimento de Cintia Mariano Dias Cabral, 48, presa em maio de 2022 ano sob a acusação de ter envenenado dois enteados na zona norte do Rio de Janeiro, na mesma época.

Um deles era a filha biológica de seu marido, Fernanda, que faleceu precocemente aos 22 anos, levantando dúvidas sobre a causa. A suspeita de envenenamento chamou ainda mais atenção quando o irmão da vítima fatal, Bruno, 16, deu entrada Hospital Municipal Albert Schweitzer, no bairro do Realengo, com os mesmos sintomas que levou a irmã ao óbito.

Com o prontuário médico de ambos apontando intoxicação exógena, indicando ingestão de substância nociva ao corpo humano, o adolescente explicou que a dor intensa se iniciou após um jantar preparado pela madrasta, relatando que o mesmo ocorreu com a irmã. Duvidando da coincidência, a mãe biológica das vítimas decidiu denunciar o caso, como informou o portal Splash.

Uma investigação trilhou Cintia, que depôs à Polícia Civil, argumentando que todos que comeram nas noites dos episódios de intoxicação também passaram mal, mas culpou um tempero industrializado, que não teria sido absorvido durante a preparação de feijão. Apesar do argumento, a mulher foi presa preventivamente.

O que aconteceu com Cíntia?

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, agentes da 33ª DP do Rio de Janeiro localizaram um frasco de chumbinho, cuja venda é permitida para dedetização de ratos, mas tem efeito tóxico contra humanos, inclusive semelhantes aos apresentados por Fernanda e Bruno.

Fernanda e Bruno reunidos em montagem / Crédito: Divulgação / TV Globo

O órgão de segurança pública ainda convocou os filhos biológicos de Cíntia para depor; estes, afirmaram que a mãe confessou ter colocado veneno na comida dos enteados. O marido e pai biológico das vitimas, Adeilson, também criticou a companheira, como apontou ao UOL: "Fico com um sentimento de revolta e culpa por me envolver com um monstro. Mas eu não tinha bola de cristal".

A madrasta ainda está sendo investigada pela acusação de homicídio pela jovem e tentativa de homicídio contra o adolescente, respondendo em regime fechado — fato considerado um erro pela defesa da mulher, que enfatiza que ela deveria responder em liberdade por não apresentar risco.

Em maio de 2023, ocorreu um desdobramento crucial no caso do homicídio e tentativa de homicídio envolvendo uma mulher e seus enteados; Cíntia enfrentou um interrogatório na audiência no Tribunal de Justiça do Rio.

Durante o procedimento, a ré optou por permanecer em silêncio, não demonstrando qualquer reação diante da notificação de que sua prisão preventiva será mantida até que seja submetida a julgamento em júri popular.