Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Safira

O homem que acidentalmente encontrou a maior rocha de safiras do mundo

Em 2020, um morador do Sri Lanka teve uma surpresa que mudou a sua vida

Redação Publicado em 09/10/2022, às 09h00 - Atualizado em 01/11/2022, às 09h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do enorme aglomerado de safiras estelares - Divulgação/ Sr. Gamage
Fotografia do enorme aglomerado de safiras estelares - Divulgação/ Sr. Gamage

Um comerciante de pedras preciosas do Sri Lanka teve uma incrível surpresa em 2020, após trabalhadores que estavam escavando um poço em seu quintal descobrirem, por acidente, um enorme aglomerado de safiras. 

A pessoa que estava cavando o poço nos alertou sobre algumas pedras raras. Mais tarde, encontramos esse enorme espécime", relatou o sortudo proprietário da descoberta em uma entrevista à BBC. 

O homem, identificado pelo veículo simplesmente como "Gamage", é um morador da região de Ratnapura, que é conhecida por ter um solo rico em gemas raras, chegando a ser apelidada de "cidade das joias". O local exato da descoberta, evidentemente, não foi divulgado por motivos de segurança. 

O tesouro encontrado na propriedade do cingalês (nome dado a quem mora no país), todavia, se destaca com suas dimensões recordistas. A rocha possuía nada menos que 510 quilos, ou o equivalente a 2,5 milhões de quilates.

A preciosidade seria avaliada em 518 milhões de reais em 2021, época no qual foi anunciada ao mundo. Outro detalhe curioso é que o achado foi batizado de "Safira da Serendipidade". 

Antes disso, Gamage estava conduzindo a limpeza da pedra, de forma que a lama e a terra fossem separadas das safiras em si. Vale mencionar que, durante este período, alguns quilates se separaram do aglomerado principal, de forma que o original era ainda maior. 

Fragmento bruto de safira que se separou da rocha original / Crédito: Divulgação/ Wikimedia Commons/ Kluka

Raridade 

De acordo com as estimativas de Gamini Zoysa, um especialista em gemas preciosas que também conversou com a BBC, a rocha de safiras encontrada no quintal do comerciante teria sido formada há aproximadamente "400 milhões de anos". 

Um detalhe de relevância, todavia, é que não é possível saber ainda se todas as pedras dentro do aglomerado serão de alto valor.  

É um espécime especial de 'safira estrela', provavelmente o maior do mundo. Dado o tamanho e seu valor, achamos que interessará a colecionadores particulares ou museus", afirmou Thilak Weerasinghe, o diretor da Autoridade Nacional de Gemas e Joalherias do Sri Lanka, conforme repercutido pelo site News First. 

O profissional afirmou ainda que o achado poderia ser vendido por até 1 bilhão de dólares em um leilão no mercado internacional de pedras preciosas, ou o equivalente a mais de 5 bilhões de reais. 

Neste ano de 2022, vale dizer ainda que o Guinness Book avaliou a rocha, de forma que a Safira da Serendipidade entrou no Livro dos Recordes como maior aglomerado dessas gemas raras a já ter sido encontrado.