Como forma de protesto político, campanha de Tião arrecadou 400 mil votos dos cariocas
Tudo pela evolução. Para presidente, macaco Tião!
Esse era o slogan da campanha de Tião, o famoso chimpanzé que se candidatou à Prefeitura do Rio de Janeiro em 1988.
Mas tudo foi uma grande brincadeira de protesto promovida pela revista humorística Casseta Popular. Com apoio do deputado Fernando Gabeira (PV), eles lançaram o personagem mais ilustre do Zoológico do Rio para mostrar como estavam difíceis as opções políticas. Caso sua candidatura fosse validada, o símio que recebeu 400 mil votos teria ficado em terceiro lugar - uma ótima colocação.
Seu nome era uma homenagem ao padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. Durante o crescimento, Tião se tornou amigo das crianças que o visitavam e aprendeu a andar ereto e a fazer caretas. Mas, na década de 1980, ele foi encarcerado em uma jaula no zoológico, se tornando muito agressivo e atirando excrementos nas pessoas. Sua prisão foi justificada pela Rede Globo por ele ser um animal de “hábitos especiais, estilo e intenções diabólicas que a gente nota pelo jeito de olhar”.
Um dos atingidos por seus excrementos foi o então prefeito do Rio de Janeiro, Júlio Coutinho, que inaugurou a jaula. Ao ser indagado por repórteres do Fantástico sobre o motivo da agressão, o prefeito respondeu que talvez ele não tenha gostado de seu novo lar. Outro político atingido foi o advogado Marcello Alencar – que o venceu nas urnas, durante as eleições de 1988.
Em 1996, aos 33 anos, o chimpanzé Tião faleceu de diabetes. Uma estátua em sua homenagem foi erguida no Zoológico do Rio, e luto oficial foi decretado. Sua fama acabou ficando internacional: a morte de Tião saiu até na imprensa francesa, na primeira página do jornal Le Monde.
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