Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Dia do Trabalho

'Luta dos trabalhadores': Conheça a origem do Dia do Trabalho

No dia 1° de maio, mais de 80 países ao redor do mundo, celebram o Dia do Trabalho; conheça a origem e a importância da data!

por Maria Paula Azevedo

Publicado em 01/05/2024, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de trabalhadores do campo - Licença Creative Commons via Flickr
Imagem ilustrativa de trabalhadores do campo - Licença Creative Commons via Flickr

Nesta quarta-feira, 1º de maio, é celebrado no mundo todo o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador. A data, marcada com um feriado, serve para lembrar as conquistas adquiridas pelos trabalhadores e os desafios que ainda se fazem presentes no cotidiano. 

Com o passar do tempo, as demandas dos trabalhadores se expandiram para além da redução da jornada de trabalho, incluindo questões como salários mais justos, segurança no local de trabalho, direitos trabalhistas, saúde, educação e outras áreas que afetam diretamente a qualidade de vida da classe trabalhadora.

Mas qual a origem desse dia? E por que ele é celebrado nesta data? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o site Aventuras na História conversou com a advogada Juliana Alice Benedito, especialista da Nelson Wilians Advogados. 

1. Qual é a origem do Dia do Trabalho?

A origem do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, remonta a uma série de eventos que marcaram a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho", explicou Juliana

Em 1886, nos Estados Unidos, teve início uma greve geral em Chicago, que mobilizou cerca de 340 mil trabalhadores, cuja demanda principal era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas por dia.

Naquele ano, no dia 4 de maio, durante um comício em apoio à greve, uma bomba explodiu na multidão, matando uma série de trabalhadores. Em retaliação, a polícia reprimiu violentamente os manifestantes, causando mais mortes e ferimentos. Esse trágico evento ficou conhecido como Massacre de Haymarket.

Ilustração feita em 1886 mostra a Revolta de Haymarket - Domínio Público

Três anos depois, em 1889, durante uma reunião da Segunda Internacional Socialista em Paris, foi decidido que o Dia do Trabalho seria marcado em homenagem aos trabalhadores que enfrentaram repressão em Chicago. Então, o dia 1º de maio foi escolhido como a data para perpetuar a memória daqueles que lutaram por seus direitos.


2. Quais países comemoram o Dia do Trabalho em 1º de maio? 

No dia 1° de maio, mais de 80 países ao redor do mundo celebram o Dia do Trabalho, "representando uma conquista histórica da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho", como explicou a advogada durante a entrevista ao Aventuras. 

É importante destacar que, em alguns países, o Dia do Trabalho pode ter diferentes denominações, como 'Dia Internacional do Trabalho', 'Dia da Classe Trabalhadora' ou 'Festa do Trabalho'", frisou Juliana

Também vale ressaltar que nem todos os países comemoram o Dia do Trabalho no primeiro dia do mês de maio. Em alguns locais, a data escolhida foi alterada para fazer referência a eventos históricos locais relacionados à luta dos trabalhadores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o "Labor Day" é celebrado na primeira segunda-feira de setembro. O mesmo acontece no Japão, Canadá e Austrália, que também celebram o "Dia do Trabalho" em outras datas.


3. Quando essa data passou a ser celebrada no Brasil? 

Embora as primeiras manifestações operárias no Brasil datem do final do século 19, a oficialização do Dia do Trabalho só ocorreu em 1924. A partir do governo de Getúlio Vargas, a data se tornou palco para importantes anúncios de medidas trabalhistas", explicou a advogada. 

A consolidação da celebração do Dia do Trabalho em 1º de maio no Brasil foi um processo gradual, marcado por lutas e conquistas da classe trabalhadora ao longo do tempo, com as primeiras manifestações operárias em busca de melhores condições de trabalho remontando ao final do século 19.

No século seguinte, ocorreu a Greve Geral de 1917, um dos maiores movimentos operários do país, que paralisou a indústria e o comércio, demonstrando a força da classe trabalhadora. Poucos anos depois, em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou o 1º de maio como feriado nacional em honra aos trabalhadores, alinhando-se ao movimento internacional.

Contudo, foi durante a Era Vargas, a partir de 1930, que o protagonismo da data se intensificou, sendo utilizada para anunciar medidas trabalhistas e fortalecer a relação com a classe operária. Outro marco relevante foi alcançado em 1º de maio de 1943, com a consolidação das Leis do Trabalho (CLT) na legislação trabalhista brasileira.

Imagem ilustrativa - Associação Nacional dos Servidores Públicos, de Previdência e da Seguridade Social (Anasps)

4. Qual a importância do dia do trabalho? 

O Dia do Trabalho é uma ocasião de significado profundo por diversos motivos. Ele representa uma oportunidade para reconhecer as batalhas e vitórias dos trabalhadores ao longo da história, desde os primeiros movimentos operários até os desafios contemporâneos.

Essa data evoca a luta por condições de trabalho mais equitativas, salários dignos, ambientes de trabalho seguros e saudáveis, garantias trabalhistas e outros elementos que influenciam diretamente o bem-estar da classe trabalhadora. Mais que isso, é um tributo aos esforços diários de todos os que contribuem para o avanço da sociedade e para a construção de um futuro mais promissor.

Passeata das centrais no 1º de maio, em São Paulo - Licença Creative Commons via Wikimedia Commons

Durante a entrevista concedida ao Aventuras, Juliana também apontou que a data serve para refletir sobre as desigualdades e injustiças atuais. "O Dia do Trabalho serve como um lembrete de que a luta por melhores condições de trabalho e justiça social ainda não terminou", concluiu.